Blog do Unasp

Vestibular: quais são as melhores estratégias para fazer a prova?

Quanto tempo gastar em cada questão, o que responder primeiro, o que fazer e não fazer no vestibular? Descubra logo abaixo estratégias para mandar bem na hora da prova. 

Seja no vestibular ou em concursos e provas da escola, muitas pessoas não sabem o que fazer ou qual a melhor estratégia para se sair bem nas avaliações. Quando não se possui uma estratégia na hora da prova os resultados são negativos. Normalmente perdemos muito tempo pensando ou fazendo coisas que podem prejudicar o nosso rendimento.

Com certeza você já deve ter ouvido falar em alguém, ou até você mesmo, que foi fazer uma prova de cursinho ou vestibular, mas não se saiu muito bem. Tinha todo o assunto decorado, estava preparado, no entanto, na hora H não fluiu. O que pode ter dado errado?

Isso pode acontecer por conta de fatores como a falta de concentração, ansiedade e falta de estratégia. Portanto, são situações que podem afetar qualquer pessoa, mesmo aquelas que estudaram um bocado.

Por isso que é importante não apenas saber o conteúdo da provas, mas também como fazer uma prova de maneira estratégica e otimizada. Veja a seguir algumas dicas que podem livrar você do sufoco.

Por onde começar?

Geralmente a primeira disciplina abordada em vestibulares é a Língua Portuguesa e geralmente, existem textos que são relacionados com várias questões que precisam de interpretações. Uma boa tática é ler primeiro as questões e depois ler o texto.

Assim, você já sabe quais são as questões que precisam ser respondidas. E quando você for ler o texto é só ir conferindo as respostas escondidas nele. Ou seja não gaste muito tempo supondo aquilo que precisa ser respondido. Vá direto à fonte sabendo exatamente o que você quer.

Ah, outra dica! Gaste energia e neurônios naquilo que você tem domínio e conhece. Deixe por último as questões que você ainda não sabe a resposta. Caso você tente responder as mais difíceis primeiro, sua mente já vai estar cansada quando for para responder as mais fáceis e isso pode ser negativo. Regra simples, as questões de temas que você possui mais familiaridade veem em primeiro lugar. 

Aproveite o tempo

Os vestibulares possuem um tempo estipulado para a sua conclusão. Então, não tente terminar logo só para se livrar da prova e ir embora, até porque essa atitude não é legal. Resolva as questões com calma e ao final, se sobrar tempo, aproveite-o para revisá-las e corrigi-las também. No entanto, o inverso também não pode acontecer. Você não pode demorar nas questões a ponto de não conseguir concluir a prova. Saiba quanto tempo gastar.

Uma boa técnica é fazer simulados em casa e cronometrar o seu tempo. Dessa forma você testa a sua perfomance e vai aprimorando a sua agilidade em responder perguntas no tempo certo.

Concentração e Calma

É necessário ter calma e bastante concentração, antes da prova e durante. Dessa forma, tendo calma, será possível alcançar bons resultados nas questões da prova. Respirar fundo e fechar os olhos durante algum tempo é uma técnica bastante utilizada. Analise tudo que precisa ser feito e não se apavore. Estipule o sem tempo e gerencie os minutos de respostas para cada questão.

Banheiro, água e comida

Durante a prova do vestibular você precisa manter-se focado. Isso significa que você deve evitar coisas que irão te desconcentrar e tirar sua atenção de fazer uma boa prova.

Portanto, o indicado é utilizar o banheiro antes do início da prova. Assim como beber água e alimentar-se. Beba e coma bem antes, assim você se certificará que o seu corpo estará nutrido e pronto para enfrentar a prova.

Ah, e não esqueça de ir ao banheiro antes de entrar na sala de avaliação. Afinal ninguém quer ficar apertado durante a prova, não é mesmo?

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Enunciados

Atenção aos enunciados! Leia cada questão atentamente, tome cuidado para não cair em “pegadinhas” nas entrelinhas. Lembre-se que geralmente é no enunciado que as algumas respostas estão escondidas. Isso acontece com frequência nas provas de ciências humanas e conhecimentos gerais.

Além disso, são os enunciados que apresentam informações importantes e objetivos a serem cumpridos nas atividade. Por isso, é importante prestar bastante atenção.

Área de exatas

Para quem teme as questões de matemática e ciências, saiba que uma boa tática ao responder questões de exatas é grifar as unidades de medida. Assim, você consegue lembrar com mais facilidade o que precisa ser feito na atividade.

Outra importante etapa é a revisão dos cálculos e fórmulas. Anote tudo e revise as suas respostas para conferir o resultado antes de marcar no gabarito.

Redação

Antes de começar a sua redação, é aconselhável traçar quais são os seus objetivos, argumentos e ponto de vista. Após isso crie um plano para o seu texto seguindo a estrutura de texto solicitada. Como no caso do Enem, que é a dissertação-argumentativa.

Busque fazer um mapa mental da sua redação antes de escreve-la e veja se a sua linha de raciocínio irá cumprir os requisitos propostos. Ah, lembre-se que também é preciso estar atento à qualidade do seu texto.

Não cole

Isso mesmo. Se você está inseguro em relação a resposta, não tente olhar a prova do coleguinha ou pedir ajuda ao colega da frente. Além de antiético é vergonhoso. Não precisa esperar porque a resposta não cai do céu.

Então, se realmente não souber com exatidão a resposta, não deixe a resposta em branco, marque aquela opção que mais chamou sua atenção ou que se aproxima do que você acha estar correto.

Durma bem antes da prova

Virar a noite estudando na véspera da prova não funciona. Não mesmo! O ideal é dormir bem. Nada como uma boa noite de sono para recuperar as energias e preparar para um longo dia de prova.

Além disso, encontrar formas de relaxar alguns dias antes da prova através de atividades que proporcionam prazer, é uma ótima ideia. Ouvir músicas, passear no parque com os amigos ou um cineminha com crush são atividades que podem te fazer bem. Além disso, você aproveita para distrair a sua mente da tensão do pré vestibular. Só não esqueça, no dia que antecede à prova, durma bem.

Crie a sua própria estratégia!

Agora que você já conhece algumas boas estratégias para realizar o vestibular, que tal criar suas próprias estratégias? Faça simulados em casa e treine como se você estivesse no dia da prova. Tente notar quais são as suas deficiências e aquilo que pode ser melhorado até o dia da avaliação.

 

Até a próxima!

Boa prova e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!