Blog do Unasp

Passei no vestibular e vou estudar longe de casa! E agora?

Se você passou em uma faculdade longe de casa e não sabe por onde começar, se atente a essas dicas que listamos para o momento das mudanças.

Que sensação incrível é a de passar no vestibular, né?! A confirmação positiva do resultado é um evento especial e de muita alegria. Mas quando a ficha cai, você percebe que não vai mais morar na casa dos pais porque passou numa faculdade distante do seu atual lar. Pode ser em outro estado ou até mesmo outro país!

Agora o negócio ficou sério. Esse é o momento de planejar, ter paciência, energia e força para seguir na escolha de se mudar e estudar. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento importante da sua vida! Preparado?

Preparação

Muita gente presta o vestibular achando que não vai passar e acaba passando. Depois do resultado de aprovação é que a ficha cai e elas percebem que a faculdade não fica perto de casa. É o famoso, “vou prestar, vai que passo.”

Esse é o momento de uma profunda reflexão e escolhas. É preciso compreender se é realmente isso que você quer. É a hora de conversar com a família e planejar o seu futuro na faculdade.

Essa preparação é essencial para você se encontrar, alinhar objetivos e deixar sua mente e seu coração prontos para as novidades e desafios que virão.

Bem, o ideal é que você já tenha se preparado antes, não é mesmo?

Matrícula e Mudança

Antes de tudo, é preciso garantir sua vaga. Então, não se esqueça de entrar em contato com a faculdade e realizar a matrícula do curso escolhido, acertar valores, contrato e condições. Se você simplesmente passa no vestibular e não se matricula na universidade, corre o risco de perder a vaga.

Se você for para um internato, como é o caso de alguns alunos aqui do Unasp, é interessante chegar antes das aulas para conhecer, se adaptar e desbravar esse novo ambiente. Pela internet você consegue ter acesso a fotos, vídeos, tour online e depoimento de pessoas que passaram por essa experiência.

Ah! E ouvir o depoimento de outras pessoas, ajuda a gente a entender melhor como funciona o internato. 

Agora, se você vai alugar uma casa, dividir apartamento ou morar em uma república, é necessário conhecer também o local, a vizinhança e a rotina. Se prepare para chegar antes do início das aulas para avaliar o local, ver opções e escolher o que se adeque a sua necessidade.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Obrigado por se inscrever. Em breve mandaremos mais informações.
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Dia a dia

Você já fez a matrícula, escolheu o lugar para morar e as aulas já começaram. Todo esse início, desde a despedida da família, é muito difícil e para alguns até mesmo doloroso. Então, é preciso ter foco, pensamentos positivos e apoio de quem está perto (e até mesmo longe, como a família), para conseguir se adaptar.

Você conseguiu passar no vestibular, sair de casa, começar sua graduação. Já está trilhando um lindo caminho. Muitos desistem ou nem chegam a tentar. No entanto, é necessário esforço, responsabilidade e muito querer para conseguir!

O novo traz medo, mas aos poucos você irá fazer novas amizades, conhecer o lugar onde está morando e tudo vai se encaixando aos poucos. Muitos trabalham para ajudar a família com as despesas da faculdade e moradia. Nesses casos, o empenho e dedicação são ainda mais necessários.

Cuide de você!

Sempre falamos da importância de cuidar da saúde, porque ela é essencial. Se não tivermos uma boa saúde, não vamos conseguir fazer muita coisa, ficar sempre doente e necessitando de remédios. E ninguém quer isso, certo?!

Por isso, agora mais do que nunca, você via precisar cuidar da sua saúde ‘sozinho’. Papai e mamãe não estarão sempre por perto para ver o que você come, se está dormindo cedo e praticando exercícios.

Então, para conseguir passar os anos da faculdade bem e o resto da sua vida também, coloque seus exames em dia, vá regularmente ao médico, tenha uma alimentação saudável, durma bem, pratique exercícios e se hidrate.

Você vai precisar de muita energia e disposição para esse novo momento.

#PartiuFaculdade

Já está na hora de dar um passo maior, não acha? Se formou no Ensino Médio, agora vai pra Faculdade, morar longe de casa e estudar para sua futura profissão.

É muita coisa nova, muitas informações e adaptações. Não vai ser fácil, mas você consegue tirar de letra se fizer tudo direitinho. Queremos te ajudar ao máximo com dicas e o que for possível.

Portanto, se ficou alguma dúvida ou quiser conversar com a gente sobre alguma coisa, é só deixar aqui embaixo nos comentários, tá bom?

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Obrigado por se inscrever. Em breve mandaremos mais informações.
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!