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6 dicas para cuidar da saúde na rotina de estudos

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É possível ter uma rotina de estudos e também um estilo de vida saudável. Anote aí algumas dicas muito práticas e rápidas pra não descuidar da saúde.

Parece que quanto mais o tempo corre e o ano vai passando, começamos a nos dedicar mais aos estudos de forma quase que frenética. No ensino médio começam a ficar mais evidentes as pressões ora sobre o ENEM, ora sobre vestibulares. Na faculdade sempre contamos com o tão temido “final de semestre”. Ou talvez você esteja estudando para aquele concurso tão desejado. E o que falar dos mestrando e doutorandos? A verdade é que não importa a fase que nos encontramos, sempre temos a tendência de abrir mão de algo muito importante: a saúde.

Sei que você já deve ter escutado, lido e até mesmo falado para outras pessoas, sobre a importância de manter-se equilibrado e saudável. No entanto, também sei que muitas vezes faltam motivações e até mesmo compreensão do “porquê” de manter a saúde em dia se isso te exige tempo e esforço, que na sua e minha mentes poderiam ser usados para estudar mais.

Aqui no blog já conversamos sobre como montar a rotina de estudos. Nesse post compreendemos superficialmente a importância e influência que a saúde possui na produtividade e eficiência. E sabe por quê? Isso porque o nosso corpo é uma só máquina que funciona em conjunto, e precisa ser tratado dessa forma, o que significa que ele precisa ser encarado de forma total, e não apenas parcial. Somos um todo, uma combinação de detalhes.

Por isso, vamos aprender a seguir alguns pontos para cuidar da saúde e consequentemente ter mais êxito e conquistas nos estudos. Afinal, saúde e estudos andam juntos. 😉

Confira as nossas dicas!

1. Saúde que começa na prato de comida

O nosso corpo necessita naturalmente de nutrientes para ter energia, bom funcionamento e continuar na construção e renovação de células e tecidos. Portanto, é meio óbvio chegar à conclusão que essa mesma influência ocorre na formação da memória, concentração e raciocínio, coisas super essenciais para estudantes independentemente da idade, certo? Em resumo, coma de uma maneira saudável e equilibrada e não apenas a sua saúde, como também o seu cérebro, irão agradecer. 

Mas quais são os melhores alimentos para os estudantes? Veja a seguir 😉

Já conversamos aqui no blog que algumas cores de alimentos atuam diretamente com a qualidade de vida. E que elas são essenciais para a manter na dieta. Agora, vamos entender quais são as substâncias que precisam estar em seu prato para gerar o melhoramento cognitivo, e seus respectivos alimentos.

A lista

Ômega 3

Além de dar aquela acelerada na comunicação entre os neurônios, essa substância é responsável pelo melhoramento da memória e concentração.

Alimentos: peixes como salmão e sardinha, oleaginosas como nozes, pistache, avelã, amêndoas, linhaça, couve e chia.

Glicose 

A glicose é responsável pela energia do cérebro, assim como também do corpo. É daqui que ele tira forças para manter o funcionamento. Lembrando que precisa ser consumido de forma moderada por se tratar de uma fonte de energia e açúcares.

Alimentos: arroz, frutas, mel, cereais e massas.

Colina

Responsável pela formação do neurotransmissor acetilcolina que atua indiretamente na memória. É igualmente responsável pela reparação de diversas células cerebrais.

Alimentos: farelo de aveia, ovos, peixes, carnes, quinoa e brócolis.

Vitamina B

Essa vitamina atua na formação de glóbulos vermelhos que contribuem para a oxigenação mais rápida, facilitando o funcionamento cerebral.

Alimentos: cereais integrais, frutas secas, nozes, banana, ovos, batata, feijão, abacate, entre outros.

Lactucina

Precisamos manter a mente e corpo relaxados para absorver melhor o conteúdo. Com excessos de estresse e preocupações ficamos ansiosos, o que dificulta o aprendizado. Essa substância serve exatamente para manter a calma, e está mais próximo de você do que imagina, mas e preciso consumir sempre.

Alimentos: alface, farelo de aveia, maracujá, banana, abacate, grão-de-bico, ervilha, lentilha e camomila.

Ácidos graxos monoinsaturados

Esses super fortalecedores de memória entram nas membranas cerebrais e fortalecem as ligações existentes ali.

Alimentos: óleo de azeite, azeitona, oleaginosas, abacate, óleo de canola, tucumã e açaí.

Ainda existem muitos outros, pois uma dieta equilibrada contém todos ou a maioria deles. Todavia, com esses já podemos desenvolver melhores habilidade cognitivas. Lembre-se de consumir diariamente cada uma das categorias indicadas para conseguir os efeitos e benefícios.

2. Movimentos que aceleram os estudos

Atividades físicas são sempre um ponto a ser ressaltado em qualquer lugar que você for procurar informações para se manter saudável. Isso porque além de perder aqueles quilinhos, ganhamos melhor condicionamento físico, resistência, postura e respiração. Mas os benefícios não param por aí.

Quando se trata da relação entre manter o corpo em movimento e estudos, ela fica mais intrínseca do que se imagina. A verdade é que quando finalizamos uma atividade física nosso corpo, que está sob efeito de diversos hormônios positivos nos ajudam a ter melhor concentração,  mais resistência a tempo de estudo e uma absorção maior de conteúdos.

Exercícios aeróbicos como corridas, te ajudam igualmente a relaxar e desestressar, te deixando preparado para enfrentar provas e longas horas de estudo, fora a forcinha que ele dá na respiração. Já a musculação te oferece condicionamento físico que auxilia  permanecer por muito tempo em uma posição sem sentir desconfortos e dores. Para os fãs de esporte, esta atividade melhora também a lógica e concentração cognitiva. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

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3. A maior porcentagem do corpo

Um estudo feito em 2012, na Universidade do Leste de Londres apontou que as pessoas que consomem água antes de iniciar os estudos, e durante também, melhoram as reações cognitivas tornando-as 14% mais rápidas.

Isso ocorre porque 90% do volume do nosso cérebro é composto de água, que é o principal condutor das transmissões eletroquímica. O que significa que quanto mais líquido você ingerir, as suas sinapses ocorreram com mai facilidade e rapidez. E assim você memoriza mais, compreende melhor e aprende com mais qualidade! No entanto, refrigerantes, sucos e outros tipos de bebidas não entram na lista dos aliados.

E aí, já tomou água hoje? Clique aqui para saber mais sobre os benefícios da água.

4. Respire um pouco

Você já percebeu que existe uma ligação entre oxigênio, saúde, cérebro e estudos?

O ato de respirar adequadamente te auxilia a relaxar, melhora a sua concentração, acelera o processo de troca de informações e te deixa mais atento. Ufa, quanta coisa! E respirar é tão importante que inclusive, existe uma modalidade de exercícios específicos que, além de trabalhar a respiração, irão te auxiliar na preparação pré e pós estudos.

Leia essa matéria que dá algumas dicas para respirar melhor e exercícios para praticar. 

5. Pausa e repousos

O nosso corpo possui leis próprias em relação ao que precisamos repor algo ou expelir. E isso também ocorre com o descanso. As pausas são um elemento muito importante se você tem interesse em absorver mais conteúdos. Então atente-se à importância de conseguir dedicar no mínimo 6 horas de sono por noite.

Além disso, você precisará fazer pequenas pausas durante o momento de estudo. O cérebro, assim como todo o nosso corpo, depois de muitos tempo fazendo esforço precisa arejar e descansar, no intuito de conseguir se recuperar. E esses intervalos podem ser feitos da melhor forma para você.

Se tiver interesse em pausas mais curtas com produtividade em curto tempo, recomendo a técnica pomodoro, que abordamos nesse post aqui. Já para aqueles que preferem levar mais tempo de estudo e ter uma pausa mais longa, a recomendação é que tire 15 minutos após 2 horas de estudo.

Lembre-se que o importante é repousar, e isso tem que se adequar com a sua realidade. Também tenha em mente que o que precisa descansar é o cérebro, por isso evite distrações como eletrônicos, internet, livros e qualquer entretenimento. Busque fazer alongamentos, observar o céu, ou até mesmo tirar um cochilo. Tudo que faça a sua mente repousar, tá valendo.  

6. Saia dos livros  

Por último, saia dos livros. Parece estranho pedir isso para um estudante. No entanto, lembre-se que a vida é feita de momentos e tempos certos para cada coisa. E por isso precisamos ter equilíbrio entre a vida pessoal, acadêmica e profissional.

As experiências com amigos, parceiros, colegas e família precisam existir para manter a nossa saúde em dia. Um abraço, por exemplo, te mantém longe da ansiedade e depressão, e inclusive de alguns resfriados. Estar feliz aumenta a sua imunidade e te ajuda a produzir mais, melhor e com rapidez nos momentos certos para aquilo.

Pare, respire, viva cada momento sem distrações. Afinal, o segredo de qualquer coisa se encontra no equilíbrio e leveza de levar a vida.

Espero que tenha curtido as dicas! Desejo bons estudos e uma excelente saúde para você![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

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