Blog do Unasp

4 dicas para você mandar bem nas redes sociais

shutterstock_175661117 copiar

Sabia que seu perfil nas redes sociais podem influenciar, e muito, na hora de você conseguir um emprego? Pensando nisso, qual é o limite do que podemos e o que não podemos postar? Podemos ser polêmicos, ou ainda reclamar publicamente? Se analisarmos do ponto de vista pessoal, sim. As redes sociais têm papel fundamental nos dias de hoje de integrar pessoas. Mas, e na hora de conseguir um emprego, o que influência positiva ou negativamente na hora do processo seletivo?

Especialistas dizem que os internautas devem ter muito cuidado com o que postam na web. Evitar imagens de corpo inteiro, sem camisa ou de biquíni são dicas importantes. Em entrevista ao portal G1, Carine Cardoso – diretora de uma agência de emprego, comenta que usar imagens impróprias compromete a imagem do profissional. Todo bom profissional deve usar a rede social a favor da sua imagem buscando destacar coisas positivas como habilidades, experiências e competências.

Pensando nisso, criamos um quadro com as principais dicas, dá uma conferida:

post

1) Muita atenção com o que você posta

Não reclame da empresa em que trabalhou ou de seus ex-chefes. Se você fez isso com o antigo empregador, poderá fazer com o futuro. Participar de comunidades como odeio meu ex-chefe pode atrapalhar seu processo seletivo. Aliás, reclamações de todo tipo sempre são vistas como um ponto negativo, por isso, muito cuidado com o que você posta.

2) Cuidado com erros na escrita

Muita atenção com os erros de português. Claro que não precisa nem citar que: não se deve contar mentiras e nada de palavrões ou expressões chulas. Você será julgado pela imagem que passar. Lembrem-se que a primeira impressão é a que fica.

3) Evite exposições desnecessárias

Cuidado com as fotografias do seu álbum. É melhor não se apresentar em imagens de biquíni ou de sunga no perfil pessoal. Além de fotos com bebidas alcóolicas, entorpecentes ou portando armas, que podem indicar o perfil de um candidato encrenqueiro. Confira aqui exemplos reais de exposições excessivas e veja o que aconteceu com cada uma dessas pessoas.

4) Seja relevante

Evite comentários ou vídeos com assuntos polêmicos que chamam a atenção. Não extrapole em opiniões religiosas, culturais e políticas, pois pode ferir o direito de terceiros.

Esperamos que essa dica tenha ajudado você. Até a próxima!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.