Blog do Unasp

Dicas infalíveis para ser menos distraído e render mais no trabalho

O seu rendimento no trabalho depende em boa parte da sua concentração. Será que você está distraído demais para perceber onde precisa focar? Descubra!

Qualquer barulho, pensamento ou movimentação te distrai, você sente dificuldade em manter o foco no trabalho? Então, fique atento! Estes são sinais claros que você está com problema de concentração. E agora, você pode estar se perguntando, como mudar e eliminar a distração no dia a dia do trabalho? Vamos conversar um pouco mais sobre isso logo a seguir.

Precisamos alertar, logo de início, que eliminar a distração da sua vida não será uma tarefa tão fácil. No entanto, não é impossível se você tiver disciplina e persistência. E lembre-se, os resultados serão cada vez mais positivos com o decorrer do tempo e prática.

No trabalho é essencial ter a concentração necessária para focar nos objetivos e tarefas. A distração é uma armadilha que precisa ser combatida todos os dias. Afinal, para ser um bom profissional e construir uma carreira de sucesso, são necessários alguns requisitos, como um bom desempenho na função. Portanto, se você não está conseguindo desempenhar a sua função da forma correta e percebeu que isso está prejudicando o seu trabalho, temos algumas dicas que irão te ajudar.

Confira!

Pratique exercícios físicos

Sim, os exercícios físicos são ótimos estimulantes da concentração. Atividades como musculação, corrida, yoga e natação são atividades que ajudam a diminuir a ansiedade, e por consequência deixam a sua mente mais livre para focar no que realmente importa.

Procure praticar um esporte que demande atenção enquanto você pratica. Por exemplo o tênis, judô, natação, caminhadas e corridas. Opte também por aqueles que exigem frequência e treino.

Deste modo, as atividades físicas irão colaborar através da sensação de bem estar. Além disso, você poderá praticar compromisso e concentração enquanto busca por bons resultados na modalidade de esporte escolhida por você.

Não faça muitas coisas ao mesmo tempo

Fazer diferentes tarefas ao mesmo tempo, pode prejudicar a sua concentração. Você estará tão aflito por ter que fazer tudo simultaneamente, que vai acabar não fazendo nada. Ter a cabeça em vários lugares ao mesmo tempo não é uma boa ideia. Limite suas opções, concentre-se em uma coisa de cada vez.

Em conclusão, é indicado terminar uma tarefa antes de se dedicar a outra.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Tenha uma agenda

Começar o dia organizado é dizer para distração que você começou o dia sabendo o que precisa fazer e está disposto a isso. Você já inicia a sua rotina motivado e ciente das suas obrigações.

Portanto, fazer uma lista com todas as tarefas que devem ser cumpridas durante o dia é o primeiro passo. Depois é necessário organizar estas tarefas em ordem de urgência ou prioridade. Em seguida, monte a sua agenda para o dia, semana e mês.

Ah, mas não esqueça de encher o seu dia com atividades que você não conseguirá cumprir. O resultado disso será apenas frustração, por não conseguir dar conta de tudo. O que pode atrapalhar ainda mais sua concentração. Portanto, seja realista.

E se você precisar de uma mãozinha para montar a sua agenda, clique aqui para conferir um post com dicas de agenda online para você manter a sua rotina organizada. 

Evite checar as redes sociais durante o trabalho 

É fácil distrair-se com as redes sociais e tudo o que elas oferecem. Elas são um perigo para quem precisa de concentração. Já parou para contar quantos minutos você gasta no Instagram, Facebook, Twitter, entre outras? Ainda mais no trabalho, no período em que você deveria estar fazendo outra coisa.

Portanto, sabendo disso, estabeleça pequenos intervalos para checar as suas redes sociais. Por exemplo, a cada uma ou duas horas de trabalho. No entanto, é para checar e não perder-se no buraco negro da internet. Blz?

Sabemos que a internet pode ajudar a acelerar o seu trabalho de diversas maneiras, mas também pode ser uma das maiores distrações durante as suas horas na empresa. Evite que isso aconteça.

Ei, tá distraído?

Não se cobre tanto. Você não é uma máquina que precisa chegar ao trabalho, nem olhar para o lado e passar o dia todo produzindo de forma intensa. Todos podemos ter momentos de descanso, sorrisos, água, banheiro e conversas.

O ambiente de trabalho não deve ser o fim do mundo para você, mas também não pode ser um parque de diversão onde tudo tira o foco do seu trabalho. É preciso saber equilibrar suas necessidades com suas obrigações.

Portanto, sabendo disso conte para a gente, quais outras dicas você considera relevante para quem busca ser menos distraído no trabalho? Pode deixar sua opinião aqui nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!