Blog do UNASP

Trainee é para mim? Ser ou não ser, eis a questão!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A posição de trainee pode levar a um rápido crescimento. Por isso mesmo, é tão disputada por novos profissionais. Descubra se esse é o seu caminho, e saiba como chegar lá.

Você está recém formado ou bem pertinho de concluir a sua graduação. Então, bate aquele desesperozinho básico sobre o que fazer da vida mais adiante. Principalmente no quesito profissional. Como arrumar um emprego, como entrar em um trabalho bacana? Ser trainee é uma opção que parece muito interessante: boa remuneração, experiência dentro de uma grande empresa, e a chance de alcançar um cargo de liderança numa velocidade muito maior do que a maioria.

Um sonho? Por um lado sim, já por outro pode ser bem desafiador. A competição para um posto de trainee é muito acirrada, o critério das empresas é cada vez mais específico, e o mercado não dá uma margem grande para erros.

Preparamos uma lista objetiva de atitudes objetivas para ajudar quem está decidido a enfrentar todo esse processo. Ainda nem está decidido? Tudo bem, também podemos dar uma mãozinha.

1. Não é o que você faz, é quem você é

O caminho para se tornar um trainee não é fácil, e não vale a pena entrar nele se você não tiver o perfil. Para isso, é preciso ser bem honesto consigo mesmo. As empresas não procuram um simples funcionário, não procuram alguém que quer entrar e aprender, não procuram alguém que apenas gostam do que faz. O objetivo dos programas de trainee é formar executivos, líderes.

É da área Comunicação? RH? Economia? Precisa também saber administrar; entender de gastos, custos e retorno; ter um relacionamento sério com planilhas e pesquisas de mercado; não ter medo de tomar decisões difíceis. Nem perca tempo, e já confira nosso post sobre quais as habilidades para um bom trabalho em equipe.

É claro que toda essa personalidade também precisa ser provada em ações, por isso um bom currículo é sim importante: experiências anteriores e línguas estrangeiras são o feijão com arroz.

Você pode dizer “eu não tive a chance de fazer intercâmbios e estágios fantásticos porque estudo e trabalho desde cedo. Moro longe e me desdobro para conseguir fazer o que faço”. Ora, isso é ou não uma experiência e tanto? Saiba o seu melhor e saiba deixar isso claro. Preparamos um ótimo post sobre a importância de saber avaliar seus pontos fortes.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

2. Escolha poucas empresas

Decidiu mesmo se jogar nas seleções de trainee? Ótimo. Então escolha duas ou três empresas. Sério. Tudo bem, no máximo cinco! Acredite: é impossível se preparar de verdade para mais do que isso. Vamos te dar alguns motivos para evitar

1º MOTIVO:  QUANTIDADE DE ETAPAS. Você vai precisar fazer provas, passar por entrevistas, preparar apresentações e painéis, fazer dinâmicas de grupo… Algumas empresas chegam a ter oito etapas no processo seletivo.

2º MOTIVO: VOCÊ PRECISA CONHECER A EMPRESA. Nem preciso dizer que é preciso gostar da empresa (a não ser que você pretenda se dedicar integralmente, durante anos, a algo que vc detesta). Mas também é preciso conhecê-la. Você sabe onde fica a sede? Quantas filiais e onde se distribuem? Qual o nome do presidente? O que saiu no noticiário econômico sobre a empresa no último ano? Qual a missão, a visão e os valores? De que forma você pretende inovar estando lá dentro? Sem responder a todas essas perguntas, é muito difícil ser contratado como trainee.

3º MOTIVO: CÓDIGO DE VESTIMENTA. Parece um motivo menos importante, mas não se engane. Vista-se como as pessoas da empresa se vestem, fale como elas falam, frequente os ambientes que ela frequentam. Tudo isso leva tempo, e precisa ser coerente com aquilo que você normalmente veste, fala e frequenta.

4º MOTIVO: O CUSTO DOS PROCESSOS. Antes de se tornar líder de uma empresa, é preciso ser líder de si mesmo. Planeje os gastos com roupa, alimentação, transporte, materiais, e até com possíveis viagens para participar dos processos. Se a grana é curta, comece a calcular e poupar dinheiro o quanto antes.

5º MOTIVO: É PRECISO ESTUDAR O PROCESSO. As seleções estão ficando cada vez mais criativas. No livro Como mover o monte Fuji?, o jornalista William Poundstone fala das famosas seleções das grandes empresas de tecnologia, e dá dicas para se preparar. O ideal é conversar com algum gestor da empresa pretendida, e saber como são os processos seletivos.

Até alguém que já participou e foi reprovado já ajuda a se inteirar. No grupo Trainee Brasil dá pra trocar experiências com muita gente que conseguiu, não conseguiu, e ainda está tentando.

3. Ensaie, mas não exagere

É isso aí: nada pior do que responder as perguntas como um robô! Esteja sim pronto para responder às perguntas mais comuns:

1 – Conte-me sobre você

(Não é terapia – fale das suas escolhas e motivações profissionais)

2 – Quais seus pontos fortes e pontos de aprimoramento?

(Seja honesto, e não exagere nem pra mais e nem pra menos)

3 – Conte sobre um desafio que enfrentou e o que fez para lidar com isso.

(Pessoal e profissional se misturam aqui – demonstre controle sobre ambos)

4 – Já liderou uma equipe? Conte como foi.

(Liderar grupos na faculdade também conta, e a experiência deve ser de inovação)

5 – Com que tipo de pessoas você prefere trabalhar?

(Seja honesto, mas demonstre capacidade de se adaptar)

6 – Qual foi a sua maior conquista profissional?

(Aqui é a hora de exercitar o poder de contar uma boa história com final feliz)

7 – Por que devemos contratar você e não outro profissional?

(Diga qual ponto da empresa você vai ajudar a melhorar)

8 – Quais são os seus objetivos profissionais?

(Não precisa dizer um cargo que quer ocupar, mas sim qual área pretende dominar)

9 – Você está participando de outros processos seletivos?

(Fale a verdade. O importante é que todas os processos sejam ligados a uma mesma área, porque isso demonstra coerência)

10 – Por que você escolheu essa e não outra empresa?

(Mostre que aquela é a sua primeira opção pelos valores da empresa)

Apenas tome o cuidado para não ficar ensaiadinho demais: bons líderes sabem improvisar. Sempre é importante dizer: em atividades de grupo, não fique parado esperando sua vez, mas também não passe por cima da fala dos outros. Lembrando sempre que a regra é responder bem ao que foi perguntado – não adianta sair dando opinião que ninguém pediu.

4. Faça!

Conseguiu? Entrou? Então a parte difícil começa agora. Não espere apenas aprender: faça planos, proponha projetos, e tente inovar. Cansa, eu sei. Mas a gente preparou esse compilado de 11 frases inspiradoras para você ter uma carreira de sucesso. Pra frente, sempre.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 4 atitudes que você precisa tomar para crescer na carreira

• 5 segredos sobre a negociação de salário na entrevista de emprego

• Conheça as diferentes possibilidades nas carreiras contemporâneas

• Ainda dá tempo! Inscreva-se para os programas de trainee de grandes empresas

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também