Blog do Unasp

Vestibular 2019: principais temas da atualidade que você deve estudar

Estudar temas da atualidade é extremamente importante para os exames como o ENEM e vestibulares. Confira a seguir alguns temas que podem cair nas provas deste ano. 

Acompanhar as notícias – e compreendê-las – é fundamental para quem vai prestar o ENEM e o vestibular. Chamamos isto de “atualidades”, ou seja, estudar e compreender de forma crítica os principais eventos do Brasil e também do mundo. Já que muitas questões das provas aparecem de forma contextualizada com a realidade do momento, e não vamos esquecer que uma dessas temáticas atuais também pode estar na redação. Portanto é preciso estar sempre por dentro o que acontece por aí.

No entanto, também surge aquela dúvida: “okay, preciso saber tudo o que acontece, mas será que não dá para ir direto para os temas mais relevantes?” Afinal, não dá para querer sugar todos os conteúdos da atualidade de uma vez só, não é mesmo?” E tá certo! Você pode escolher os temas que estão em voga, afinal, é bem provável que eles vão cair nas provas.

Por isso listamos logo abaixo, alguns dos principais temas da atualidade que você não pode, em hipótese alguma, deixar de estudar. Bóra receber uma “injeção” de atualidade!

Educação

A educação brasileira é uma temática que está em alta, ainda mais nos últimos os últimos meses. Isso se deve aos acontecimentos que estão atrelados a ela, já que o governo passou a anunciar mudanças referentes a esta área, como:

  • Projeto de lei que normatiza a educação em casa;
  • Descentralização de investimentos dos cursos da área de humanas como filosofia e sociologia;
  • Escola sem partido: o movimento que foi criado em 2004 mas começou a causar polêmica por conta do projeto de lei 867, que impede a abordagem nas escolas sobre assuntos que vão de contra com as convicções de pais e responsáveis;
  • Criação de subsecretaria para promover a implantação de escolas militares em todo o país.

Vale a pena ler e estudar sobre cada um do itens citados acima.

Racismo

Outro ponto que tem mostrado grande movimentação é o racismo. Isso se deve porque houve um aumento de casos de racismos não só no Brasil, mas no mundo, fato baseado pelo número de denúncias feitas e manifestações sobre o assunto na internet. Além disto, esta temática precisa ser um ponto a estudar, igualmente pela questão de debates identitários em torno dela, e também pelas políticas públicas que as abordam, como exemplo as cotas.

Intolerância

Ainda seguindo um rumo semelhante ao racismo, infelizmente a intolerância de diversos pontos se tornou mais aparente e presente. Este tema aborda questões que ocorrem no mundo, como a xenofobia. No Brasil também existem casos de intolerância, passando pelos pontos da sexualidade, raça e religião.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Imigração

Se anteriormente falamos de xenofobia, não há como não os imigrantes. A crise migratória possui um certo destaque desde 2011, quando a Europa passou a receber um considerável fluxo de refugiados.  A imigração em massa é um ponto muito forte da atualidade dado também a quantidade de estrangeiros que já residem no país verde e amarelo, inclusive em 2011 igualmente recebemos estrangeiros: os haitianos.

Atualmente, grande quantidade de venezuelanos que migraram para os países vizinhos, inclusive o nosso. E este fato que ocorre já há algum tempo,  afeta áreas públicas como trabalho, educação e saúde. Outro ponto também é a segurança, pois aqui nossos irmãos de raça, no equivalente a humano, são igualmente violentados, como mostra o infeliz exemplo da queima de um acampamento de imigrantes em Roraima.

Vale refletir e estudar meios de como o nosso país pode lidar com esses pontos. Aqui está uma matéria que pode te auxiliar a estudar: Fuga para o Brasil.

Direitos coletivos

Nos dias de hoje existem algumas mudanças políticas que acabam por gerar algumas involuções nos direitos político-sociais. Estamos aqui falando de diversos pontos que se encaixam nesta temática, sendo eles:

  • Direitos indígenas e quilombolas;
  • Reforma da previdência;
  • Possível retirada do país do acordo de Paris – que conta com a política de diminuição de gases poluentes;
  • Os “perigos” que o Ministério do Trabalho enfrentou;
  • União do ministério da agricultura e do meio ambiente – que pode revelar um possível deslocamento ruim nas questões ambientais;
  • Proposta de redução da maioridade penal.

Porte de armas

Esta é mais uma das questões polêmicas em alta desde que o atual presidente se candidatou e apresentou a sua proposta. É importante ressaltar que em 2003 surgiu o estatuto do desarmamento, que visava diminuir a violência no Brasil. Para estudar este tema, a dica é avaliar todas as possíveis áreas afetadas por essa mudança como, por exemplo, a segurança, economia e política.

Também é preciso ressaltar uma outra possível temática da atualidade: a segurança pública. No Brasil por ano são registrados mais de 60 mil homicídios. Neste artigo aqui, você pode conferir um pouco sobre a origem da criminalidade e se preparar para essa possível vertente.

Internet, uso de dados e privacidade

Ao entrarmos na internet acabamos por autorizar o uso de algumas informações pessoais, é mais uma das relações de troca. O problema se encontra nas mãos daqueles que contém essas informações e o que fazem com esta. Em 2018 a redação do ENEM abordou exatamente a manipulação de pessoas através desta coleta de dados.

Mas por quê esse tema continua em alta? Bem, hoje em dia podemos ver o constante crescimento de debates sobre essa temática. Isso pode ter sido causado pela quantidade de escândalos envolvendo. Como no caso das propagandas políticas personalizadas baseadas nesses dados.

Outro fator é a questão da real privacidade, vale pensar e refletir um pouco até que ponto realmente estão invadindo a nossa privacidade ou estamos expondo ela. Uma dica de leitura sobre esse assunto é o livro do filósofo sul-coreano Byung-chul Han chamado “sociedade da transparência”.

Um lembrete

Esta foi a nossa lista para guiar você por algumas das temáticas que podem estar presentes nas provas e que merecem a sua atenção para estudar. Por fim, lembre de buscar fontes confiáveis e também parar para absorver esse conteúdo com a mente descansada, pois cada um exige reflexão para produzir a sua opinião sobre.

 

Te desejo ótimos estudos e muito domínio nas provas!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!