Blog do UNASP

Enem e vestibular: dicas para estudar sozinho sem cursinhos preparatórios.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Nem todo mundo tem tempo ou recursos para fazer um cursinho preparatório para o Enem e vestibulares. Se esse é o seu caso veja algumas dicas para estudar em casa e mandar bem nas provas.

Não é novidade que o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, é um dos principais meios de entrada para a faculdade. Além de ser também uma grande chance de você conseguir bolsas de estudo através do SiSU e ProUni, por exemplo.

No entanto, para conseguir um resultado positivo no Enem, e demais, vestibulares é preciso estudar e praticar bastante. Normalmente os alunos que estão terminando o ensino médio e que estão de olho em um curso superior acabam se matriculam em cursinhos ou grupos de estudos para complementar os estudos.

Porém, se você está sem tempo ou sem dinheiro para investir em cursos extras nós temos algumas dicas para você aprender por conta própria os conteúdos, sem sair de casa! Quer ver?

1. Estudar o necessário

Não adianta nada estudar uma porção de conteúdos ou disciplinas que não farão parte do vestibular. Para que você não se perca durante o estudo procure saber quais são as disciplinas que caem no Enem e os conteúdos mais solicitados.

Foque a sua energia no que realmente importa. Assim, o estudo será mais proveitoso e enriquecedor.

Claro que aprender algo novo é sempre bom. Porém você está se preparando para o Enem, não adianta se aprofundar em temas que não serão cobrados na prova. Logo, quanto mais preparo e estudo sobre as disciplinas e conteúdos exigidos, maiores serão suas chances de mandar bem.

Acompanhe sites e canais no YouTube para saber quais são os temas que mais caem nas provas e crie um sistema de estudos em cima deles.

2. Separe um tempo

Fixe um horário para estudar todos os dias e atenha-se a ele. Seu dia pode conter muitas atividades e compromissos, se você não estipular um tempo de estudos diários fica fácil acabar se distraindo e perdendo o foco do que realmente importa.

Para se sair bem nas provas você precisa dedicar-se. Pense o seguinte, o tempo que você gastaria no cursinho deve ser usado para estudar em casa. Assim, você acaba criando uma rotina e acostuma o seu corpo e sua mente a estudar. Aí fica mais fácil de absorver o que é necessário.

Então, não pense que você vai estudar quando tiver um tempinho, porque não vai. Seu tempo é você quem administra. Por isso, se você quer passar no vestibular, se dedique e se empenhe no estudo. Separa algumas horas durante o dia ou alguns dias durante a semana para dedicar-se 100% aos estudos.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

3. Priorize as disciplinas que você tem mais dificuldade

Pode ser que sua maior dificuldade seja a matemática, ou redação por exemplo. O que fazer nesses casos? A resposta é simples: foque ainda mais nessas disciplinas.

Você pode estudar os conteúdos e disciplinas que você tem mais facilidade, em um primeiro momento. Assim, você estuda de maneira mais rápida, como se fosse um lembrete ou revisão. Depois, é a hora de focar nas disciplinas difíceis, que com certeza você vai levar mais tempo e gastar mais energia para estudar.

Além disso, não deixe de pedir ajuda a um professor ou alguém que entenda do assunto. Assista vídeo aulas e leia livros para complementar. O importante é você aprender, não só para o vestibular, mas também para a vida.

4. Tecnologia a seu favor

Hoje, podemos contar com computadores, smartphones. acesso à internet, livros online e muito mais. Use-os a seu favor! Esses aparatos podem ajudar e muito na hora de estudar. Para você que vai estudar sozinho em casa, os aplicativos são uma boa opção.

No entanto fique atento! Nem tudo que está na web é confiável. Muitas informações podem estar erradas e se você não checar com cuidado você irá se prejudicar, ao estudar um tema de forma equivocada. É por isso, que você precisa navegar em sites confiáveis e na maioria das vezes recomendados pela própria escola ou professores. Confira sempre as fontes que você está buscando.

Utilize esses recursos para pesquisa, vídeo aulas, conferências, estudo em grupo, jogos, descobertas e muito mais. Mas não deixe de lado suas anotações, livros e apostilas.

5. Evite perder o foco

Assim como a tecnologia pode ajudar ela também pode atrapalhar, por isso use-a com moderação. Não deixe que as redes sociais e outros sites tirem a sua atenção na hora dos estudos.

Amigos, familiares e outros compromissos também podem tirar o seu foco. Quando for estudar avise-os que você ficará um tempo off. Imponha limites para si mesmo. Ter uma vida social é muito bom e compartilhar momentos com as pessoas que você ama é importante, mas você também precisa focar nos objetivos. É preciso saber equilibrar.

Ah, já ia me esquecendo dos queridos pets. Isso mesmo. Gatinhos, cachorrinhos e outros animais domésticos são tudo de bom, não é mesmo? Mas as vezes, eles costumam tirar um pouco de nossa atenção. Então, na hora dedicada ao estudo, procure um lugar reservado como seu quarto ou escritório. Brinque com os seus bichos de estimação depois dos estudos.

6. Faça as provas anteriores

Uma ótima maneira de ficar por dentro dos assuntos e entender melhor como funciona o Enem. Você pode fazer essa análise estudando as provas das edições anteriores. Isso mesmo. Essas provas ficam disponíveis para você baixar e imprimir.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP tem o que você precisa!

8. O resultado é equivalente ao seu esforço

Acredite, todo o seu empenho e tempo dedicado aos estudos resultará em bons resultados. 

Lembre-se se fazer suas anotações, tirar suas dúvidas com os seus professores, separar um tempo para o estudo e manter o foco no que realmente importa.

Ah, não se esqueça de cuidar da sua saúde, se alimentando bem, descansando e praticando exercícios. Você aprenderá muito mais se o seu corpo e mente estiverem sintonizados e saudáveis. Evite estresses, ansiedade e situações que podem te atrapalhar psicologicamente.

Quer saber mais? Tem outro post aqui no blog com dicas de técnicas para estudar sozinho em casa, veja só.

Desejamos a você bons estudos e boa prova, até a próxima!

 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Prepare-se para o Enem com 4 aplicativos gratuitos.

• 6 sites para você estudar História para o Enem e vestibulares.

• Saiba mais sobre a importância do ENEM e como se preparar para as provas.

• Redação do Enem: dicas para se dar bem no Exame.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também