Unasp São Paulo transmite mensagens através de coreografias em Festival de Ginástica

Acontece no Unasp

Escrito por

Aira Annoroso

Publicado em

30 Maio 2019

Apresentação dos alunos de Educação Física do Unasp-SP no Festival de Ginástica.

O Unasp São Paulo promoveu mais uma edição do Festival de Ginástica. O evento foi realizado pela décima vez e faz parte do curso de Educação Física da instituição. O objetivo principal é sempre mostrar a importância das expressões rítmicas e ginásticas, que com frequência são deixadas de lado por muitos profissionais.

Em todas as edições do festival, pessoas diferentes são convidadas para assistir ou participar das apresentações. Dessa vez, integrantes do grupo de ginástica da Universidad Adventista del Plata (UAP), na Argentina, estiveram presentes para prestigiar, participar e também aprender com a programação.

Criatividade é um dos temas trabalhados no PMDE.

Muito mais do que simplesmente realizar apresentações de ginástica, os alunos de Educação Física estabelecem temas para as coreografias que transmitam mensagens para o público que está assistindo. Neste ano de 2019, o tema escolhido foi relacionado ao Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual (PMDE) da instituição, trabalhando a proatividade, a criatividade, a prestatividade e a coletividade. “Foi intencional a ideia de mostrar a questão de que a parte espiritual está ligada ao nosso corpo, às nossas práticas diárias e à nossa profissão, e que é possível desenvolver um trabalho onde a gente consiga fazer a relação entre tudo isso”, afirma a professora Ambrosia Daulc, organizadora do Festival de Ginástica do Unasp-SP. Segundo Ambrosia, não há separação de mente, corpo e alma, todos são uníssonos.

Para Quézia Santana, espectadora do evento, as apresentações foram muito expressivas. “O que mais me chamou atenção, além das coreografias, foi de fato deles quererem sempre passar uma mensagem para gente”, diz.

O coordenador do curso de Educação Física do Unasp-SP, Dr. Leonardo Tavares Martins, considera que a ideia de realizar um festival como esse, é formar os alunos com uma experiência diferenciada em um evento esportivo que não seja competitivo. “Ao se formarem, a maioria dos nossos alunos irão trabalhar em escolas, e a gente entende que é importante para eles terem a vivência de um evento como esse para aplicar no dia a dia da profissão”, conta.

Ginástica na Educação Física escolar

A Educação Física é uma disciplina fundamental no desenvolvimento motor do aluno, onde a ginástica pode ter espaço, haja vista que a mesma é um conjunto de exercícios corporais com o objetivo de aprimorar ou corrigir as capacidades físicas. A modalidade pode ser realizada em espaço fechado, ao ar livre, na água, com ou sem aparelhos e materiais, com ou sem a utilização de música; através de movimentos ritmados, alegres, expressivos, com variações dinâmicas, proporcionando experiências corporais que visam à conscientização do próprio corpo. Tendo em vista esses benefícios, é essencial o incentivo à participação dos alunos de Educação Física nesse tipo de evento.