Acontece no UNASP

Unasp promove semana de segurança no trabalho

O Unasp campus São Paulo realizou, entre os dias 12 e 15 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT. Na abertura, o professor, Denilson Paroschi, diretor administrativo do Unasp-SP, salientou a importância deste evento, dando destaque à atuação dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA. Após citar […]

Texto: Redação

O Unasp campus São Paulo realizou, entre os dias 12 e 15 de setembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, SIPAT. Na abertura, o professor, Denilson Paroschi, diretor administrativo do Unasp-SP, salientou a importância deste evento, dando destaque à atuação dos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, CIPA. Após citar os diversos temas a serem abordados durante as palestras, esclareceu que o objetivo da SIPAT é criar nos servidores uma atitude preventiva.

Foram ministradas 4 palestras. Na abertura, o doutor Dalton Duarte falou sobre Distúrbios do Sono. Na terça-feira, dia 13 de setembro, a professora e psicóloga Sideli Biazzi esclareceu o que é Estresse de Burnout em Trabalhadores, apresentando quais são os sintomas e a prevenção. Já na quarta-feira, dia 14, foi apresentado o significado da atividade física para a saúde. O tema foi apresentado pela educadora física, Hélena Dalla Bernardina. No encerramento, a professora do curso de Fisioterapia do Unasp, Claudia Kümpel, chamou a atenção dos funcionários para um tema essencial, a ergonomia e a saúde do trabalhador. Orientando, sobretudo, os cuidados no ambiente de trabalho para realizar as tarefas conforme a postura ideal a fim de evitar problemas na coluna.

Durante a SIPAT a equipe de enfermagem do campus, ofereceu testes de glicemia, verificação da pressão arterial e índice de massa corpórea, IMC. O Coordenador do Centro de Atividades e Práticas Esportivas do Unasp-SP, Cenape, Fernando Mudesto, conduziu a ginástica laboral. Houve também além dos sorteios de vários brindes, um concurso para escolher o melhor cartaz e a melhor frase alusivos à saúde e segurança do trabalho. Com o cartaz, Douglas Pires, do departamento de patrimônio, ganhou um smartphone. A vencedora da frase foi a enfermeira Amanda Marques, que como prêmio, levou uma Bicicleta.

“O apoio da Administração do Unasp foi fundamental para o sucesso do evento, bem como das melhorias implementadas em segurança do trabalho e acrescentou que foi gratificante ouvir muitos servidores manifestando palavras de apreciação”, afirmou Dorival de Sousa, coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, SESMT.

No encerramento da semana, o diretor geral do Unasp-SP, Douglas Menslin, finalizou a evento dando ênfase nos temas abordados e agradecendo a todos que direta ou indiretamente contribuíram para execução deste significativo evento anual.

Veja mais