Não Classificado

Unasp homenageia mulheres em tradição ao dia 08 de março

Em homenagem ao dia internacional da mulher, o Unasp-EC mais uma vez dedicou um momento especial para as alunas da instituição.

Texto: Redação

O dia 08 de março é uma data lembrada no mundo inteiro pela conquista das mulheres por um espaço social igualitário. A data comemorativa teve origem devido a uma greve organizada por operárias de uma fábrica de tecidos nos Estados Unidos. A manifestação foi reprimida com muita violência e as operárias foram trancadas dentro da indústria. Logo em seguida o local foi incendiado. Cerca de 130 funcionárias morreram carbonizadas. Alguns anos depois, em 1910, uma conferência internacional na Dinamarca decidiu marcar a data da tragédia como um marco nas reivindicações femininas por maior igualdade com os homens.

Em homenagem ao dia internacional da mulher, o Unasp-EC mais uma vez dedicou um momento especial para as alunas da instituição. Na Educação Superior elas foram surpreendidas logo na chegada. Ao som de música romântica as meninas receberam um chaveiro de recordação. A ação foi realizada pelo Programa de Apoio ao Discente (Proad). “Uma homenagem como essa serve para fazer com que as mulheres se sintam mais valorizadas aqui na nossa instituição”, afirma Ana Peres, diretora do Proad. De acordo com a professora, foram preparadas cerca de 1500 a 2000 lembrancinhas. Dessas, uma parte foi entregue para as alunas do turno da manhã e outra foi distribuída durante a chegada das alunas do período noturno.

Na Educação Básica a ação foi semelhante. Ao chegarem à escola, as alunas foram recepcionadas com músicas tocadas e cantadas ao vivo pelos meninos e alguns professores. Durante o intervalo, além de serem homenageadas com mais músicas, elas ganharam um cartão e um kit decorado de lixas para unhas. Segundo Lucia Santos, orientadora pedagógica do Ensino Médio, é importante reconhecer e homenagear as mulheres. “Se sentir valorizada é muito bom. E fazemos isso para que nossas alunas, mesmo ainda garotas, possam começar a cultivar seu lado mulher”, afirma.

Veja mais