Impacto Social

UNASP é eleito para compor o Conselho Municipal do Meio Ambiente em Itapecerica da Serra

O UNASP é o novo representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, através dos biólogos e docentes do UNASP, dr. Enios Duarte (titular) e Aguinaldo Jacob (suplente). A eleição, feita na última semana (6), contou com a presença do secretário de Planejamento de Meio Ambiente, Gilberto […]

Texto: Aira Annoroso

Representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente em Itapecerica da Serra, incluindo docentes do UNASP.

O UNASP é o novo representante do Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, através dos biólogos e docentes do UNASP, dr. Enios Duarte (titular) e Aguinaldo Jacob (suplente).

A eleição, feita na última semana (6), contou com a presença do secretário de Planejamento de Meio Ambiente, Gilberto Pascom Jr, do vereador Fabio Santana e seu assessor Elias Soares de Souza, além da participação dos munícipes, que contribuíram fazendo sugestões.

No CMMA os professores do UNASP irão atuar como conselheiros participando das discussões, recomendações e votos relacionados aos temas ambientais que ali serão apresentados. “Acreditamos que a nossa participação no conselho irá contribuir com a percepção técnica e científica para as discussões e encaminhamentos que competem ao CMMA”, afirma Enios Duarte, que também é coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNASP.

COMO FUNCIONA O CONSELHO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

CMMA na última semana (6).

Duarte explica que o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) é um órgão colegiado com a finalidade de assessorar a prefeitura, representado pela Secretaria de Planejamento e do Meio Ambiente da cidade de Itapecerica da Serra. Além de ser consultado, tem autoridade para decidir o que diz respeito às questões ambientais.

O conselho é responsável por propor projetos para a Política Municipal do Meio Ambiente e de Recursos Hídricos; colaborar com os órgãos de planejamento nos estudos sobre uso, ocupação do solo urbano; propor e incentivar ações de caráter educativo para a promoção de desenvolvimento sustentável, através de programas de educação ambiental.

COMPROMISSO COM AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS

“Ao participar de um órgão tão relevante para a implementação de políticas públicas ambientais num município, o UNASP possibilitará uma aproximação efetiva da instituição de ensino superior com os espaços de ação e execução de atividades voltadas para questões ambientais”, afirma Duarte, coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNASP, e representante titular da instituição no CMMA.

Segundo ele, essa aproximação do UNASP com as questões socioambientais de um município, poderá gerar parcerias no campo de extensão e pesquisa, beneficiando os alunos da instituição. “Isso poderá corroborar com a formação dos discentes que atuarão nas áreas interdisciplinares sobre as questões de meio ambiente e sustentabilidade”, acrescenta Duarte.

Apesar da participação do UNASP ser recente no Conselho, Duarte e Jacob já estão se organizando com a Secretaria do Meio Ambiente para o auxílio no desenvolvimento de projetos como: ações de educação ambiental em parques e escolas, desenvolvimento de hortas comunitárias, e realização de levantamento de fauna e flora de determinadas áreas do município.

Veja mais