Não Classificado

Unasp disponibiliza plataforma online para alunos dos cursos presenciais durante este mês

Na manhã desta quarta-feira, 18 de março, cerca de 250 professores já participaram da primeira rodada de treinamento com os docentes para uso e manuseio das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Texto: Mairon Hothon

Treinamento aconteceu com mais de 200 professores na manhã desta quarta-feira.

Como forma de amenizar os prejuízos acadêmicos causados pela pandemia do novo Coronavírus, o Unasp disponibilizou a plataforma online de estudos para todos os alunos da Graduação que tiveram suas aulas presenciais suspensas entre os dias 16 a 29 de março, como forma preventiva de saúde para docentes, discentes e colaboradores da instituição. A iniciativa cumpre uma medida do MEC que autorizou este tipo de modalidade para os cursos presenciais em andamento.

Professores darão aulas ao vivo para os alunos e poderão interagir com eles por meio de tarefas, chats e outras ferramentas.

Na manhã desta quarta-feira, 18 de março, cerca de 250 professores já participaram da primeira rodada de treinamento com os docentes para uso e manuseio das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O acesso Moodle, que já é utilizado como plataforma para os cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão do Unasp EaD, estará aberto a todos os professores e alunos do sistema presencial neste momento de suspensão das aulas.

O Pró-Reitor de Graduação, Dr. Afonso Ligório, explica que o calendário de atividades acadêmicas durante essa segunda quinzena de março foi dividido em dois grandes momentos, como forma do aluno não ter qualquer prejuízo com os estudos.

“Durante essa semana, alunos e professores estarão sendo treinados a como utilizar as ferramentas do AVA, que permite interagir com os alunos, postar atividades, fazer chamada e outras atividades da natureza da docência. Hoje e amanhã é a vez dos professores serem treinados, já desta quarta até domingo a capacitação das Aulas online acontece com os alunos. Já na semana seguinte, eles terão aulas terão aulas online com o professor titular da disciplina”, informa.

Os treinamentos com os professores acontecem nesta quarta e quinta, no horário das 9h e às 19h, já para os alunos a capacitação das aulas online começa hoje às 20h e segue até domingo em diferentes horários. Para o professor Wilton Nunes, do curso de Educação Física, do campus Hortolândia, o desafio é tornar é trabalhar com o assunto e tempo de forma interessante para o aluno.

“No momento, devido a quantidades de disciplinas que ministro em vários cursos, seria necessário um tempo maior de adaptação, no entanto, creio que há essa possibilidade de adaptar o conteúdo. Além que a educação a distância é o caminho que precisamos buscar. Como já tenho uma vivência no Moodle, o treinamento de hoje esclareceu pontos para me aprimoramento na ferramenta”, destacou.

Treinamento aconteceu da Reitoria do Unasp para professores do três campi.

A diretora de graduação do campus São Paulo, Dra. Sílvia Quadros, ressaltou que essa mudança de paradigma é desafio, mas também trará ganhos para ambos os públicos. “A experiência com o trabalho desta ferramenta tecnológica será um grande ganho na aprendizagem, os discentes trabalharão o pilar Aprender a Aprender e poder ter um aprendizado ainda mais personalizado”, comenta.

Para o pró-reitor de Educação a Distância do Unasp, professor José Prudêncio Júnior, que organizou este treinamento, o momento é de aproximar a tecnologia da educação a distância para a realidade de todos os alunos.

“As aulas presencias do Unasp podem até parar, mas o aprendizado não para em momento nenhum por aqui. A educação mediada pela tecnologia digital nos mostra o quanto podemos fazer por alunos e professores mediados pelo ambiente virtual de aprendizagem”, comenta.

Rodada de treinamentos acontece nessa quarta e quinta-feira.

Veja mais