Impacto Social

Unasp arrecada bolsas de sangue

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcio

Texto: Redação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. Dados da ONU apontam que o Brasil, apesar de coletar o maior volume em termos absolutos na América Latina, doa proporcionalmente menos do que outros países da região, como Argentina, Uruguai ou Cuba. O estudo também revela outra particularidade da doação de sangue no Brasil: seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários (ou espontâneos, aqueles que doam com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue), proporção inferior à de Cuba (100% são voluntários), Nicarágua (100%), Colômbia (84,38%) e Costa Rica (65,74%).

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, uma única bolsa de sangue é possível salvar até quatro vidas. Com o intuito de colaborar neste sentido, o Unasp, campus Engenheiro Coelho, em pareceria com o Hemocentro da Unicamp, realizou, na última quarta-feira (14), uma campanha de coleta de sangue entre alunos, funcionários do campus e moradores da comunidade.

Esse projeto começou no Unasp-EC há cerca de 10 anos com o objetivo de conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue e também para multiplicar esse projeto através de parcerias. Esse evento acontece de duas a três vezes ao ano, dependendo da agenda de atividades da instituição, e acontece sempre na parte da manhã, das 9h ao meio dia.

A enfermeira do centro universitário responsável pela coleta, Thais Costa, fala da importância dessa campanha em ajudar o próximo: “É para conscientizar as pessoas, para estarem se voluntariando, se doando pelo próximo e salvar vidas. Tanto quem doa, quanto quem recebe, ganha com essa atitude”, afirma. A média de doações, desta vez, foram cerca de 60 bolsas de sangue.

 

Veja mais