Impacto Social

UNASP apoia corrida Winners em Engenheiro Coelho

A competição reuniu 230 participantes da região da cidade de Engenheiro Coelho e de outros estados vizinhos em um percurso de 5 km.

Texto: Giovanni Manzolli | Edição: Theillyson Lima

Suor, empenho e diversão. Assim foi a manhã do último domingo (07) para os participantes da primeira edição da Corrida Winners, que ocorreu na cidade de Engenheiro Coelho. O evento apoiado pelo UNASP campus Engenheiro Coelho, teve um percurso de 5 km, com partida e chegada na rua Amadeu Jorge Teresani, próxima ao Lago Municipal. 

Corrida foi realizada no centro de Engenheiro Coelho.
Corrida reuniu mais de 200 atletas em Engenheiro Coelho. Foto: Prefeitura de Engenheiro Coelho

A Winners é um grupo de corrida que foi fundado antes da pandemia. Hoje ele possui mais de 80 membros e já promove seus próprios eventos e competições. Além do UNASP, outras três empresas deram suporte ao evento em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do município. 

Segundo os organizadores, cerca de 230 corredores estiveram presentes. Famílias de várias cidades da região e estudantes do UNASP se envolveram na maratona. Também estiveram presentes autoridades públicas do município, como o vice-prefeito Adezio Dias e alguns vereadores. Muitos estavam lá só pela diversão. Outros fazem da corrida uma rotina. 

Milton Savoldi, 26, estudante de Rádio e TV no UNASP é um integrante do grupo Winners. Savoldi já pratica corrida há 10 anos e já participou até de edições da São Silvestre. Para o universitário iniciativas como essa são essenciais. “Foi muito especial. Eu sou do Rio de Janeiro e, quando eu cheguei aqui, tive a surpresa de conhecer o grupo Winners que organiza esse tipo de evento. E agora tivemos essa corrida que me deixou muito feliz por participar”, conta. 

Após a corrida dos adultos foi a hora das crianças mostrarem seu potencial esportivo em um percurso menor, em frente ao Lago Municipal, por meio da primeira edição da Corrida Winners kids. 

Para Tiago de Oliveira, organizador do evento e fundador da Winners, a inspiração para a prática esportiva está além do espírito de competição. Sua motivação vem da Bíblia. “Fiquei muito contente. Hoje tivemos muitos atletas da região e de fora do estado. E o mais importante é que a gente pode levar a mensagem de salvação e a mensagem de saúde, isso conta muito para mim. Através da Bíblia temos os princípios de saúde e a gente pode perceber que eu me alimentando bem, dormindo e praticando atividade física conseguiria alcançar resultados na corrida e levar a mensagem de salvação para as pessoas, também.”

Victor Ibraim, gerente comercial do UNASP de Engenheiro Coelho, entende que a participação da instituição na comunidade é fundamental. “O UNASP se preocupa com todas as áreas do desenvolvimento do aluno, tanto a parte intelectual, a parte espiritual e a parte esportiva. Participar de um evento de corrida e promover  participação de jovens em outras atividades esportivas tem a ver com a nossa filosofia e com a nossa missão. Além de promover o UNASP junto à comunidade do entorno. As pessoas precisam enxergar o UNASP como uma instituição que se envolve com as iniciativas da comunidade”, explica.

Foram dados 40 troféus, cinco para os primeiros colocados masculinos e femininos e 30 troféus por categoria de idade. Além dos troféus, os corredores que subiram ao pódio ganharam produtos e brindes oferecidos pelas organizações que apoiaram o evento. 

O Grupo Winners já se prepara para novas iniciativas como a deste fim de semana. No mês de novembro haverá uma edição da Corrida Winners em Jacutinga (MG). Para o ano que vem já está feita a promessa de uma nova corrida em Engenheiro Coelho.

UNASP apoiou a corrida realizada no centro da cidade. Foto: Prefeitura de Engenheiro Coelho

Veja mais