Acontece no UNASP

Unasp abre novos cursos em 2019

Em 2019 o ano letivo no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) iniciou com novos alunos, histórias, sonhos e cursos também. O Centro Universitário abriu neste ano as primeiras turmas de bacharelado em Farmácia no campus Engenheiro Coelho, bacharelado em Direito no campus Hortolândia e campus São Paulo, bacharelado em Psicologia no campus Engenheiro […]

Texto: Letícia Alves

Em 2019 o ano letivo no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) iniciou com novos alunos, histórias, sonhos e cursos também. O Centro Universitário abriu neste ano as primeiras turmas de bacharelado em Farmácia no campus Engenheiro Coelho, bacharelado em Direito no campus Hortolândia e campus São Paulo, bacharelado em Psicologia no campus Engenheiro Coelho  e no campus Hortolândia .

Em 2019 abriu a primeira turma de farmácia na Educação Adventista no Brasil

Lia Arruda é de Itapetinga, interior de São Paulo. Até 2018, o Unasp não fazia parte de suas opções de faculdade.

Através de uma amiga, ela soube da abertura do curso de Farmácia no campus Engenheiro Coelho. Com a novidade, decidiu fazer o vestibular já que era um curso na área da saúde que chamava sua atenção por envolver química e matemática, disciplinas que ela adorava no ensino médio.

Hoje, Lia está encerrando o primeiro semestre de Farmácia no campus EC e já elogia as aulas, os professores e encontrou o que acredita ser um diferencial no Centro Universitário: uma verdadeira preocupação com os alunos. “A coordenação junto aos professores nos dão uma ótima assistência, já fizemos visitas técnicas e participamos de uma feira de saúde. Sempre estão criando oportunidades para que vejamos na prática a teoria da sala de aula”, comenta a universitária.

O curso de Psicologia já existia no campus SP e esse ano abriu no EC e em HT

Diferente de Lia, Thais Girotto estuda há nove anos no Unasp Hortolândia. Em todo esse tempo analisou se continuaria ali quando chegasse na faculdade. Hoje ela está na primeira turma de Psicologia do campus. “Pertencer a primeira turma é um grande privilégio. A universidade e nós, os alunos, temos grande possibilidade de crescimento e as experiências que temos aqui serão muito úteis para os futuros estudantes do curso”, explica Thais.

Thais teve algumas dúvidas na hora de escolher a área a seguir. Pesquisou muito e, por influência da mãe, que é psicóloga, começou a se interessar pelo curso. “Quando surgiu a possibilidade do curso no Unasp comecei a orar a Deus por uma resposta, e desde então Ele tem me mostrado pessoas e tem aberto portas que confirmam minha escolha”, conta a jovem.

A ideia do Unasp é ampliar seu leque de cursos, trazendo mais opções a quem deseja estudar na instituição e sempre buscando uma educação de excelência. Para garantir que a qualidade seja mantida, mesmo para novos cursos, existem estruturas dentro do Centro Universitário que avaliam e acompanham as graduações. “Temos definido, principalmente no nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sempre buscar no mínimo uma nota 4 nos processos avaliativos do Ministério da Educação (MEC). Com isso, temos muito claro o horizonte que queremos alcançar”, comenta o Secretário Geral do Unasp, Marcelo Franca Alves. (A escala de avaliações no MEC vai de 1 a 5).

Alguns quesitos tornam-se importantes quando a intenção é fazer a diferença na vida acadêmica do aluno. Buscar a excelência junto ao MEC é só um deles. “Os alunos devem ser ouvidos, por isso as avaliações institucionais periódicas. Outro ponto é como as coordenações trabalham junto aos professores e alunos. Um acompanhamento de perto nos ajuda a errar menos,” explica Marcelo Franca Alves. Além disso, o Unasp tem um número de professores integrais ou parciais acima do exigido pelo MEC, isso possibilita maior envolvimento desses docentes no dia a dia do curso.

O primeiro semestre do ano já caminha para o fim e com isso as avaliações começam a ser feitas. “A avaliação que fazemos, dada a forma de acompanhamento pedagógico, dados os diálogos e feedbacks obtidos, é que os cursos do Unasp, incluídos os novos, estão avançando em qualidade e excelência,” expõe o Pró-Reitor Acadêmico do Unasp, Lélio Lellis.

Diferencial que sai da sala de aula

Além da qualidade do ensino, os valores também fazem diferença na hora de escolher onde cursar uma graduação. Foi pensando assim que o coronel do exército, Frank Kiryu, se tornou aluno de direito no Unasp São Paulo. “Um diferencial do Unasp são os valores cristãos e sociais. Propagar esses princípios e incentivar a prática de ações sociais, agrega valor ao educando. Essa dinâmica permite reflexão, moldando então um profissional com ética e cidadão consciente”, explica o coronel.

O curso de Direito já existia no campus EC e em 2019 abriu no campus HT e SP

Kiryu já conhecia o Unasp através da esposa que cursou psicologia no campus. “Já conhecia a qualidade do corpo docente, instalações físicas e do projeto pedagógico, mas algo que colaborou para a minha escolha foi o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) ao avaliar o UNASP com a nota 5,” explica o coronel.

Mesmo sendo um curso novo, Frank Kiryu já tem muitos elogios para dar. “Estamos encerrando o primeiro semestre do curso e posso afirmar que a Nota 5 da avaliação do MEC é merecida. Os professores são todos muito bem qualificados, incentivam constantemente a nossa progressão intelectual, fora o ambiente em meio a natureza que nos faz até esquecer que estamos em São Paulo”, confessa Kiryu.

Hoje, o Unasp conta com cerca de 40 opções em graduação nos campi Engenheiro Coelho, Hortolândia, São Paulo e na modalidade EaD. “Além dos cursos que abrimos em 2019 acreditamos que muito em breve teremos novos cursos, por isso é importante para quem quer estudar no Unasp checar com frequência as notícias do nosso Centro Universitário,” aconselha o Pró Reitor Acadêmico.

Medicina Veterinária

O curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho, recebeu nota 4 na avaliação do Ministério da Educação em 2019. A avaliação ocorreu em fevereiro.

O processo tramita no Ministério da Educação e aguarda parecer do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) para a autorização final. O Unasp já se organiza para em um futuro próximo abrir a primeira turma do curso.

Vestibular

O vestibular de inverno do Centro Universitário aconteceu no dia 9 de junho de 2019 e uma novidade é o vestibular continuado que acontece durante o ano inteiro. O interessado pode se inscrever pelo site, marcar o melhor dia e local e comparecer para a prova. A aprovação sai em poucos dias e a partir daí realiza a matrícula para se tornar aluno do Unasp.

Veja mais