Não Classificado

Unasp abre novos cursos de Engenharia

O Centro Universitário Adventista de São Paulo inaugura neste ano de 2015 três novos cursos de Engenharia. Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária no campus São Paulo e Engenharia de Produção no campus Engenheiro Coelho. Segundo o Diretor Acadêmico do campus EC, Afonso L. Cardoso, a instituição tem vários objetivos ao abrir o […]

Texto: Redação

O Centro Universitário Adventista de São Paulo inaugura neste ano de 2015 três novos cursos de Engenharia. Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária no campus São Paulo e Engenharia de Produção no campus Engenheiro Coelho.

Segundo o Diretor Acadêmico do campus EC, Afonso L. Cardoso, a instituição tem vários objetivos ao abrir o curso de Engenharia de Produção, sendo o principal deles oportunizar aos jovens estudantes acesso a esse tipo de formação, “pois é um curso que tem muita projeção no mercado. A procura por esse profissional é realmente grande”, disse ele. “Este curso é importante pois está presente em todos os tipos de empresas. O aluno que concluir esta graduação terá um espectro muito grande e sem dúvida nenhuma será muito beneficiado com isso”.

Ilson T. Caetano, Diretor Acadêmico do campus SP, revela que na região sul de São Paulo, onde está localizada a instituição, existe uma carência de cursos voltados para essas áreas. “Também notamos a necessidade desses cursos com relação ao momento em que vivemos. A computação tem sido ainda uma área bastante requisitada no Brasil por causa do avanço tecnológico e a ambiental muito mais, justamente pelo fato do país estar sofrendo com problemas hídricos e de energia”, finaliza Caetano.

Para os interessados, o UNASP está com inscrições para a etapa continuada até o dia 13 de Março e estará abrindo o processo seletivo do meio do ano no dia 7 de Junho. Para maiores informações acesse: www.processoseletivo.unasp.edu.br.

Engenharia de Produção – Unasp campus EC

Roberto Guzman – Coordenador
“Hoje vivemos em um mercado competitivo e globalizado, um mercado que procura por profissionais que façam a diferença. O Engenheiro de Produção lida com sistemas integrados a produção de bens e serviços. Mais especificamente, lida com a matéria prima, com informações, recursos financeiros, mão de obra especializada, equipamentos e instalações. É algo amplo que vai desde os fornecedores até o cliente final.

A importância desse profissional nas empresas é ligada a capacidade em solucionar problemas de forma global. Portanto, ele pode propor soluções otimizantes. Essa é uma das características do Engenheiro de Produção sobre as outras engenharias”.

Os Engenheiros de Produção:

Revisam programas de produção, especificação de engenharia, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços;

Descobrem como produzir partes ou produtos, ou prestar serviços, com máxima eficiência;

Desenvolvem sistemas de controle para fazer planejamentos financeiros e análises de custos mais eficientes;

Promulgam procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou minimizar custos;

Trabalham com os consumidores e com a gerência para desenvolver padrões para projetos e produção;

Projetam sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade;

Comunica-se com os clientes sobre as especificações do produto, com os fornecedores sobre compras, com os gerentes sobre capacidade de produção, e com os times sobre o status do projeto.

Os engenheiros de produção aplicam suas habilidades para diferentes situações desde manufatura até administração de negócios. Por exemplo, eles projetam sistemas para;

Mover partes pesadas dentro das fábricas;

Fazer os produtos da empresa chegarem aos consumidores, inclusive encontrando a forma mais rentável de localizar as fábricas;

Avaliar o quão bem as pessoas desempenham seu trabalho.

Sua versatilidade permite ao Engenheiro de Produção se engajar em atividades que são úteis para uma variedade de negócios, governos ou ONGs. Por exemplo, eles podem se empenhar na gerência da cadeia de suprimentos para ajudar as empresas a minimizar custos de estoque, conduzir atividades de garantia de qualidade para ajudar as empresas a manterem seus consumidores satisfeitos, e trabalhar no crescente ramo de gerenciamento de projetos já que as indústrias estão procurando controlar custos e maximizar a eficiência.

Engenharia da Computação – Unasp campus SP

Cleverton Borba – Coordenador
“Durante o curso de Engenharia da Computação o aluno adquiri conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na produção de novas tecnologias. Durante esse período ele também vê disciplinas na parte de computação, tanto no desenvolvimento de software como na construção de computadores, integrando esses conhecimentos para desenvolver funcionalidades para a população.

O mercado de trabalho desse profissional é muito amplo. Ele pode trabalhar em desenvolvimento, projeto de rede, gerência de tecnologia de informação e em áreas específicas da engenharia, como telecomunicação e elétrica. Esse é um profissional bem requerido no mercado de trabalho.

O curso oferece forte vocação ao empreendedorismo, então o aluno é bastante incentivado a produzir e patentear produtos. Assim, já durante o curso o aluno cria uma start up, um novo produto e provavelmente irá abrir a sua própria empresa. A grande maioria dos alunos desse curso tem esse perfil”.

Os Engenheiros da Computação:

Desenvolvem sistemas de software;

Projetam e desenvolvem computadores;

Produzem novas máquinas e equipamentos computacionais para diversos setores;

Planejam e gerenciam a qualidade do software;

Gerenciam, operam e realizam a manutenção de sistemas de redes de computadores;

Desenvolvem métodos e ferramentas da engenharia de software;

Implantam sistemas integrados de redes de computadores.

Engenharia Ambiental e Sanitária – Unasp campus SP

Enios Duarte – Coordenador
“Um profissional da Engenharia Ambiental e Sanitária atua diretamente com questões ambientais de forma integrada. Essa integração é formada em quatro tópicos: social, ambiental, econômica e tecnológica. Dessa forma esse profissional desenvolve e aplica tecnologia para proteger o ambiente dos danos das intensas atividades da população humana.

É um profissional de destaque tanto no mercado nacional como no internacional. Uma vez que ele trabalhe diretamente com questões ambientais, contribuindo para a promoção de qualidade de vida da população humana”.

Os Engenheiros Ambientais e Sanitários:

Desenvolvem projetos econômicos sustentáveis;

Projetam, constroem, ampliam e a operam sistemas de água e esgoto;

Desenvolvem e aplicam diferentes tecnologias visando diminuir o impacto ao proteger o ambiente;

Planejam e executam projetos que preservam a qualidade da água, do ar e do solo;

Supervisionam coleta e o descarte do lixo;

Avaliam o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas;

Monitoram ambiente marinho e costeiro.

Devido à crescente preocupação com questões ambientais, o mercado está bastante aquecido para esse engenheiro. O governo federal vem aumentando os investimentos em obras de saneamento, e as empresas contratadas para isso têm enorme demanda pelo especialista na área.

Fonte: Blog da Engenharia

Veja mais