Não Classificado

Teoria e prática: Núcleo de Prática Jurídica do Unasp-EC

No curso de Direito do Unasp-EC, além da teoria ensinada na sala de aula, os alunos podem ter contato com audiências reais e o que acontece no dia a dia de um fórum. O Núcleo de Prática Jurídica, com sede no próprio campus é responsável por essa prática.

Texto: Redação

No curso de Direito do Unasp-EC, além da teoria ensinada na sala de aula, os alunos podem ter contato com audiências reais e o que acontece no dia a dia de um fórum. O Núcleo de Prática Jurídica, com sede no próprio campus é responsável por essa prática. 
Nesse núcleo ocorre a observação de audiências reais da Justiça do Trabalho, da atuação dos advogados envolvidos, com o julgamento pelo Juiz Federal do Trabalho das causas a ele submetidas.  Antes do início das audiências, os processos judiciais correspondentes são disponibilizados aos alunos dos quartos e quintos anos e há discussão dos processos com os professores de direito do trabalho. Durante as audiências, o Juiz, professor do Unasp-EC, explica cada ato que ali está a ocorrer aos alunos presentes.
Além disso,também ocorre a realização júris simulados que ocorrem nas varas judiciais e nos tribunais federais e estaduais, sob supervisão dos professores do curso. Igualmente, os alunos elaboram petições, contestações e recursos simulados sob supervisão docente, bem como treinam o atendimento a clientes e a realização de reuniões de conciliação que envolvam clientes e seus adversários.
O Núcleo Jurídico, em parceria, mantém a Casa Unasp, situada em Artur Nogueira, e o Centro de Soluções de Conflitos, em Conchal. Nessas sedes, ocorrem consultas jurídicas realizadas durante algumas manhãs pelos advogados e professores do curso de Direito do Unasp-EC com encaminhamento das pessoas carentes atendidas aos órgãos públicos competentes.
Há também a conciliação judicial em todos os processos encaminhados pelos juízes dos fóruns daquelas cidades. Nas referidas conciliações, os envolvidos nos processos judiciais podem entrar em acordo em reuniões dirigidas pelos professores e advogados do curso. Caso não tenha acordo, o caso será decidido pelo juiz. Os alunos do curso assistem, em grupos pequenos de cada vez, às consultorias e às audiências de conciliação judicial, conforme inscrição prévia.
“O Núcleo de Prática Jurídica é essencial para que o acadêmico de Direito possa, mediante a observação e a simulação, desenvolver suas habilidades práticas necessárias ao exercício da profissão de advogado. Igualmente, suas atividades são necessárias para que o universitário conheça o funcionamento e atuação dos tribunais, delegacias de polícia e demais órgãos públicos de natureza jurídica. Além disso, o Núcleo de Prática Jurídica possibilita ao Unasp-EC e sua mantenedora realizar assistência social aos carentes e contribuir para a paz social, duas de suas mais importantes vocações”, conclui Lelio Lellis, coordenador do curso de Direito do Unasp-EC.

Veja mais