Impacto Social

“Têm 20 anos que não vou ao médico”, diz diarista atendida por Feira de Saúde no Unasp

Fazia 30° de temperatura em São Paulo, no último domingo, dia 17. Clima ideal para praticar esportes, passear com a família ou pôr em dia atividades domésticas como lavar roupa. Mas para a diarista Marilane Gabriel, 53, foi a oportunidade de conferir como está a saúde.  “Eu fiquei muito feliz por descobrir que não tenho […]

Texto: Murilo Pereira

Feira de Saúde do Unasp a reaproximou dos serviços de saúde

Fazia 30° de temperatura em São Paulo, no último domingo, dia 17. Clima ideal para praticar esportes, passear com a família ou pôr em dia atividades domésticas como lavar roupa. Mas para a diarista Marilane Gabriel, 53, foi a oportunidade de conferir como está a saúde.  “Eu fiquei muito feliz por descobrir que não tenho problema de pressão nem de diabetes”, contou.

Ela e outras 167 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da Feira de Saúde realizada dentro do Unasp campus São Paulo. Moradora de uma comunidade vizinha ao campus, recebeu o convite no dia anterior e decidiu ir acompanhada pelo esposo. “É difícil eu ir conferir essas coisas. Têm 20 anos que eu não vou ao médico”, revelou.

Oferecida pela Extensão Universitária, a Feira de Saúde do Unasp-SP já percorreu diversas comunidades dentro da grande São Paulo e em cidades do interior paulista. Este formato de feira se diferencia pela promoção da saúde através do ensino e aplicação dos 8 remédios naturais que auxiliam na melhor qualidade de vida.

 

 

 

 

Cada pessoa assistiu a uma breve palestra e experimentou na prática o benefício de cada um dos 8 remédios naturais: alimentação saudável, água, ar puro, luz solar, repouso, equilíbrio e confiança em Deus.

“Nós chamamos de Feira de Saúde, mas na verdade é um circuito onde as pessoas passam em vários estandes. Elas fazem aferição de vários parâmetros de saúde e tem palestras de orientação para a promoção da saúde”, explicou a professora Maria Fernanda Ninahuaman.

As crianças que vieram trazidas pelos pais ou que estavam no campus participando das atividades dos clubes de Desbravadores e de Aventureiros, aproveitaram a Feira de Saúde Kids. Cerca de 88 crianças completaram todo o circuito. Os universitários investiram na criatividade usando músicas e brincadeiras para atrair as crianças e manter a atenção delas para assuntos tão importantes.

“Ver que os olhos das crianças brilham quando aprendem é muito bom.  Essa é a primeira vez que trabalho numa feira de saúde com crianças. Já trabalhei em outras duas, mas com adultos. Agora é sempre com criança que eu vou trabalhar”, expressou entusiasmada a estudante de Nutrição, Mariane de Faria.

As pessoas que vieram até o Unasp-SP, contaram também com serviços de corte de cabelo; orientação jurídica; dentista; oftalmologista; curso de como deixar de fumar, entre outras coisas.

A Igreja Adventista do Unasp-SP foi parceira da Extensão Universitária na organização e realização desta feira que serviu também para coleta de dados e informações para pesquisas do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Cerca de 78 universitários estiveram envolvidos na ação colocando em prática o que aprendem em sala de aula ao atenderem pessoas como a dona Marilene.  “Eu decidi tomar mais água e caminhar. Vou fazer isso com a minha filha que também precisa”, garantiu.

 

Veja mais