“Têm 20 anos que não vou ao médico”, diz diarista atendida por Feira de Saúde no Unasp

Impacto Social

Escrito por

Murilo Pereira

Publicado em

22 set 2017

Crédito imagens

Herbert Ferreira

Feira de Saúde do Unasp a reaproximou dos serviços de saúde

Fazia 30° de temperatura em São Paulo, no último domingo, dia 17. Clima ideal para praticar esportes, passear com a família ou pôr em dia atividades domésticas como lavar roupa. Mas para a diarista Marilane Gabriel, 53, foi a oportunidade de conferir como está a saúde.  “Eu fiquei muito feliz por descobrir que não tenho problema de pressão nem de diabetes”, contou.

Ela e outras 167 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da Feira de Saúde realizada dentro do Unasp campus São Paulo. Moradora de uma comunidade vizinha ao campus, recebeu o convite no dia anterior e decidiu ir acompanhada pelo esposo. “É difícil eu ir conferir essas coisas. Têm 20 anos que eu não vou ao médico”, revelou.

Oferecida pela Extensão Universitária, a Feira de Saúde do Unasp-SP já percorreu diversas comunidades dentro da grande São Paulo e em cidades do interior paulista. Este formato de feira se diferencia pela promoção da saúde através do ensino e aplicação dos 8 remédios naturais que auxiliam na melhor qualidade de vida.

 

 

 

 

Cada pessoa assistiu a uma breve palestra e experimentou na prática o benefício de cada um dos 8 remédios naturais: alimentação saudável, água, ar puro, luz solar, repouso, equilíbrio e confiança em Deus.

“Nós chamamos de Feira de Saúde, mas na verdade é um circuito onde as pessoas passam em vários estandes. Elas fazem aferição de vários parâmetros de saúde e tem palestras de orientação para a promoção da saúde”, explicou a professora Maria Fernanda Ninahuaman.

As crianças que vieram trazidas pelos pais ou que estavam no campus participando das atividades dos clubes de Desbravadores e de Aventureiros, aproveitaram a Feira de Saúde Kids. Cerca de 88 crianças completaram todo o circuito. Os universitários investiram na criatividade usando músicas e brincadeiras para atrair as crianças e manter a atenção delas para assuntos tão importantes.

“Ver que os olhos das crianças brilham quando aprendem é muito bom.  Essa é a primeira vez que trabalho numa feira de saúde com crianças. Já trabalhei em outras duas, mas com adultos. Agora é sempre com criança que eu vou trabalhar”, expressou entusiasmada a estudante de Nutrição, Mariane de Faria.

As pessoas que vieram até o Unasp-SP, contaram também com serviços de corte de cabelo; orientação jurídica; dentista; oftalmologista; curso de como deixar de fumar, entre outras coisas.

A Igreja Adventista do Unasp-SP foi parceira da Extensão Universitária na organização e realização desta feira que serviu também para coleta de dados e informações para pesquisas do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde.

Cerca de 78 universitários estiveram envolvidos na ação colocando em prática o que aprendem em sala de aula ao atenderem pessoas como a dona Marilene.  “Eu decidi tomar mais água e caminhar. Vou fazer isso com a minha filha que também precisa”, garantiu.