Acontece no UNASP

Tecnologia e interatividade marcam presença nas salas de aula

Colégio UNASP Hortolândia adota o E-Class - Sala de Aula Virtual com o objetivo promover e facilitar a interatividade entre professor e aluno

Texto: Sabrina Girotto

Jovem moça estudando em frente ao computador
Plataforma E-class auxilia na interatividade do ensino.

Prezando por uma maior agilidade e simplificação de processos, o UNASP Hortolândia optou por utilizar um sistema que auxilia tanto professores como alunos dentro das salas de aulas. O E-Class – Sala de Aula Virtual, é um projeto que tem como objetivo desenvolver interatividade entre professor e aluno utilizando tablets da plataforma Android.

A plataforma está sendo uma companheira para ambos os grupos. Dentro dela, o professor pode criar e gerenciar suas aulas, acompanhar as atividades das turmas e disponibilizar textos, slides e demais mídias para que estes possam acessá-los posteriormente. Ou seja, o conteúdo que o professor apresenta em sala de aula, agora também está disponível online.

De acordo com o manual de utilização do projeto, “a ideia central é que o professor possa controlar a sua aula a partir do tablet. A solução completa do sistema contém um conjunto de três aplicações: duas aplicações android, uma utilizada pelo aluno e a outra utilizada pelo professor, cada um no seu contexto dentro da sala de aula; a outra é uma aplicação nas nuvens que é responsável por gerenciar os dados da aplicação dos tablets”.

Aplicado e aprovado

A professora Renata Carvalho aprovou. Como professora, o portal E-class a auxiliou em todas as atividades que desenvolve. “Ele é uma ferramenta completa, inovadora e interativa. Gosto muito de trabalhar com ele” e completou “como mãe, sei que meus filhos também estão gostando dessa nova plataforma de estudos por ser, principalmente, esclarecedor”.

CPB Provas

O E-class também comporta a janela do CPB Provas, onde as professoras elaboram as provas e os alunos podem respondê-las de forma remota, em casa ou dentro dos laboratórios de informática disponibilizados pelo colégio. Este aplicativo é responsável também por toda a parte de correção das provas e atividades online, lançando automaticamente no sistema as notas dos alunos.

Interatividade

“Dentro do E-class podemos enviar para os pais o roteiro de aulas diárias que os alunos irão participar e os materiais necessários do dia” contou Eduardo Moreira, diretor do UNASPinho e Pingo. O gestou explicou que neste ano, os pais não precisaram levar os materiais de seus filhos para a escola no início do ano, como de costume. Agora, basta acessarem o aplicativo e enviarem apenas o que será utilizado no dia. “Usamos também o Agenda Edu para enviar recados individuais para os responsáveis, de forma rápida, prática e personalizada” finalizou.

Veja mais