Tecnologia ao alcance de nossas mãos

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

22 out 2014

A tecnologia está presente na eletricidade, no funcionamento de máquinas em indústrias, nos hospitais, nas escolas e por trás de quase tudo o que utilizamos no dia-a-dia. Sobretudo, a tecnologia está em nossas mãos. Celulares, computadores, tablets, entre outros, facilitam a comunicação, além de executar serviços simples que agilizam diversos processos diários na vida de muitos homens e mulheres.

Jonas Padilha é desenvolvedor de aplicações e programas para web e mobile no Unasp-EC e revela que “a tecnologia nos ajuda a resolver problemas. Traz entretenimento, permite a comunicação com outras pessoas. Se não fosse a tecnologia e as inovações que surgem, o mundo parava”, admite Padilha.  “Se precisamos nos comunicar com alguém distante e até mesmo conhecer pessoas novas, temos a internet que quebra as barreiras da distância. Os celulares e outros dispositivos móveis fazem mais do que somente uma simples ligação, eles possuem funções de busca, entretenimento, além de aplicativos de educação e finanças”, complementa.

Hoje, muitas pessoas não precisam mais sair de casa para fazer transações bancárias, não contratam mais um personal trainer, pois existem aplicativos para smartphones que fazem isso. Saber tudo a respeito de um produto através do QR Code também é outro recurso interessante que a tecnologia oferece. “As pessoas conseguem se comunicar em tempo real com seus amigos do outro lado do mundo”, acrescenta Padilha.

Para a estudante de Direito no Unasp-EC, Célica Rayna, a tecnologia é extremamente importante para agilizar atividades do seu cotidiano. “Sem meu celular e meu computador não consigo fazer meus trabalhos e muito menos falar com a minha família que mora longe (em Manaus). Com meu smartphone consigo resolver tudo de forma rápida, quer seja pela internet ou por uma mensagem. Assim, ganho tempo para fazer outras coisas”, conta.

Além de a tecnologia se concentrar em forma de eletrônicos e sofisticados equipamentos, também está diretamente ligada à internet. Jonas salienta que além dos aparelhos tecnológicos, a internet é essencial, principalmente para seus estudos. “Através dela consigo me comunicar com meus amigos e familiares. Faço cursos online na minha área, aprendo uma nova língua e vejo noticias sobre o mundo e novas tecnologias. Tudo o que eu preciso saber pesquiso na internet”, reconhece.

“As pessoas não vivem sem celular porque este aparelho se tornou essencial. Vejo como se fosse parte do corpo, faz parte da nossa rotina”, opina Lucas Mayer, analista de suporte pleno na área de SAP Basis (sistema de gerenciamento e processamento de dados para empresas de grande porte), para a Tivit – SP. De acordo com Mayer, celulares e outros equipamentos são fundamentais para as pessoas, entretanto, existe muito mais tecnologia por trás dos serviços que usufruímos de determinadas empresas, por exemplo. “Trabalho com gestão para algumas companhias importantes do mercado e a minha função é viabilizar meios de facilitar a tarefa do usuário final”, conclui.

Apesar de todos os pontos positivos encontrados na tecnologia, Padilha aponta para um problema: “O avanço viral das tecnologias móveis trouxe os seus benefícios, como também malefícios. Quando você se prende muito aos smartphones e a internet, muitas vezes, você deixa passar as coisas boas que a vida oferece”. Para ele, “é importante buscar equilíbrio, realizações pessoais e profissionais, sem perder a qualidade de vida”, finaliza.