Emoção acrescenta e fragmenta, afirma psicólogo

Acontece no Unasp

Escrito por

Soane Andrade

Publicado em

18 Maio 2018

Crédito imagens

Soane Andrade

Especialista fala sobre a importância de cuidar da saúde emocional.

Especialista fala sobre a importância de cuidar da saúde emocional.

 

Mais de 400 universitários participaram da palestra de abertura do encontro universitário

As emoções no XIV Simpósio Universitário do Unasp Engenheiro Coelho estão a mil por hora. Isso por conta dos importantes assuntos abordados que contribuem de forma enriquecedora na vida dos universitários presentes. A primeira palestra do evento foi com o psicólogo Belisário Marques, que abordou o tema “A emoção acrescenta e fragmenta”.

Durante a explanação, o psicólogo com experiência de 50 anos na área da saúde mental, comentou sobre a importância do autoconhecimento e da descoberta das emoções como forma de crescimento mental do ser humano. Marques explicou que até mesmo a saúde física depende das emoções. “Há várias infecções e irritações que são provocadas pelo desajustamento emocional da pessoa e as doenças mentais, todas elas têm um fundo emocional”, descreve.

Uma plateia com mais de 400 participantes acompanhou atentamente as importantes orientações do psicólogo e suas dinâmicas de interação com os participantes. Para a estudante, Lara Mantovani, a palestra deixou claro alguns pontos importantes sobre o assunto. “Gostei muito porque ele explicou como lidar com as emoções nos momentos que estamos em dificuldades, além de nos mostrar que tristeza não é depressão”, afirma.

Na vida acadêmica existe um turbilhão de emoções que muda a cada instante de acordo com a pressão que os universitários sofrem ao longo do curso, é de suma importância compreender a si mesmo para que esse momento na faculdade seja agradável. A professora Ellen Stencel defende a importância de abordar um assunto como esse para o público universitário. “É muito relevante porque 90% dos problemas está relacionado às emoções, já que muitas vezes o problema acadêmico está relacionado ao problema emocional”, destaca.

Belisário Marques é formado em Psicologia pela USP e exerceu por 10 anos sua profissão nos Estados Unidos. Foi o primeiro psicólogo brasileiro adventista a receber o título de PhD em Psicologia Clínica. Atualmente exerce a psicoterapia individual, para casais e também familiar em seu consultório. É colunista da seção “Autoestima” na revista Vida & Saúde nos últimos 20 anos e é casado com a advogada Geny Daré Marques há mais de 50 anos.

O Simpósio Universitário do Unasp, campus Engenheiro Coelho, segue até o domingo, dia 20 de maio, e vai trazer palestras e plenárias com profissionais qualificados e com larga experiência no contexto abordado pelo evento. Os participantes terão direito a um certificado com 20h de atividades complementares.