Não Classificado

Simpósio aborda fundamentos da internet e tecnologias móveis

O 5º Simpósio de Sistemas para Internet foi realizado entre os dias 5 e 8 de maio no auditório do residencial masculino do Unasp-EC.

Texto: Redação

O 5º Simpósio de Sistemas para Internet foi realizado entre os dias 5 e 8 de maio no auditório do residencial masculino do Unasp-EC. Iniciadas sempre às 19h30, as atividades foram norteadas sob o tema “Fundamentos da Internet e Tecnologias Móveis”, que contou com palestras de profissionais atuantes no mercado que são referências em seus respectivos ramos de atuação. Os alunos foram envolvidos e motivados a conhecerem mais sobre os assuntos explanados.

 

O evento serve para complementar a formação dos graduandos. “É muito bom sair daquela rotina de sala de aula e ter um momento ‘apenas nosso’, mais dinâmico e esclarecido, onde podemos aprender com doutores, mestres e especialistas em determinados assuntos da nossa área”, argumenta Evellyn Littke, estudante do terceiro ano. Ela salienta que a semana ajuda na atualização de técnicas, tecnologias e novidades do mercado que “clamam pelo conhecimento”. O que, para a aluna, resulta em uma formação profissional mais qualificada e ampla.

 

O professor Thales Cezare, coordenador do curso, acrescenta que o objetivo do evento é o de trazer “profissionais que apresentam ferramentas de mercado e pesquisadores da área para explanar técnicas e tecnologias emergentes”. Além disso, é importante que o aluno conheça de perto as ferramentas consagradas pelo mercado, como a “WorkLight”, utilizada para desenvolvimento de aplicativos móveis.

 

Nomes como Rafael Peria de Sene (engenheiro de Software do laboratório Linux da IBM no Brasil), Tiago Carvalho (técnico em tecnologia da informação no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – IFSEMG), e José Damico (criador do Tix11, um startup desenvolvido para dar seguranças às transações digitais), marcaram presença no simpósio que contou também com a participação de professores do campus.

 

Rodrigo Sousa acredita que o simpósio possibilita aos alunos uma expansão do conhecimento adquirido em sala de aula. “As palestras oferecidas abrangem uma gama de assuntos que, talvez, não aprenderíamos ao longo do curso”, observa o formando. Cezare aproveita para sublinhar que “além da formação flexibilizada com atividades complementares, o aluno faz contato com profissionais do mercado que são referências, além de adquirir conhecimento sobre as novidades do mercado de trabalho”.

 

O simpósio acontece duas vezes por ano (um por semestre) e está previsto no calendário oficial de atividades do Unasp-EC. 

Veja mais