Acontece no UNASP

Semana do Criacionismo promove eventos diversos para os alunos

O Colégio UNASP não poupou esforços durante a Semana do Criacionismo, isso porque uma das grandes prioridades da Educação Adventista é apresentar aos alunos uma cosmovisão baseada na bíblia. Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I participaram de experiências, conheceram um embaixador da missão OSIRIS – REx da NASA, e percorreram uma trilha montada […]

Texto: Mariana Santos e Lucas Pazzaglini | Edição: Theillyson Lima

O Colégio UNASP não poupou esforços durante a Semana do Criacionismo, isso porque uma das grandes prioridades da Educação Adventista é apresentar aos alunos uma cosmovisão baseada na bíblia. Os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I participaram de experiências, conheceram um embaixador da missão OSIRIS – REx da NASA, e percorreram uma trilha montada na fazendinha sobre o criacionismo.

Semana do Criacionismo apresentou os dias da semana aos alunos.
Alunos organizaram estações para apresentar os dias da criação/ Stephany Gonçalves

Durante a semana

A responsável por trazer reflexões aos alunos foi a professora Ingrid de Carvalho, e os assuntos abordados não se limitaram aos dias da criação. “Nós quisemos mostrar que Deus é o grande cientista porque ele tem a inteligência suficiente para criar um mundo da forma mais adequada para o homem sobreviver”, explica a pedagoga.

O aprendizado aconteceu de forma prática durante o evento. Ao explicar sobre o surgimento da vida, por exemplo, Ingrid trouxe uma pedrinha e uma semente incentivando a participação das crianças.  “A plantinha vai germinar e a rocha não. Por quê?”, e os alunos responderam prontamente: “Porque dentro da sementinha tem vida e quem colocou a vida dentro da sementinha foi Deus.”

Cientista da NASA

Na programação diária os alunos tiveram contato com várias experiências de cientistas criacionistas como Nicolau Copérnico, Gregor Mendel e Louis Pasteur. As crianças também puderam conhecer o Dr. Josué Cardoso dos Santos, um cientista que estuda astronomia e é embaixador da missão OSIRIS-REx da NASA.

Josué possui doutorado em Física pela UNESP (Universidade Estadual de São Paulo) e pós-doutorado realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Além de possuir graduação em matemática, o astrônomo por profissão também realizou um mestrado em Física (2014) pela UNESP, atuando nas áreas de Dinâmica Rotacional e de Dinâmica de Voo/Dinâmica Orbital.

Com apenas 28 anos, Dr. Josué inspirou os alunos com a sua trajetória. Conversando com as crianças, Josué mostrou fotos dos lugares em que trabalhou como pesquisador e mostrou como Deus esteve ao seu lado durante todo o tempo.

“A formação acadêmica pode nos dar uma visão mais profunda e nos ajudar a ver Deus nos mínimos detalhes. (…) Eu espero transmitir isso, essa paixão que eu tenho pra sempre para jovens, para que eles, se desejarem, possam seguir esse caminho” declara Dr Josué.

Dias da criação na Fazendinha

E as surpresas não pararam por aí, os alunos do Ensino Fundamental II e Médio organizaram, junto com a coordenação e os professores, uma trilha na fazendinha com estandes representando cada dia da criação.

Thaís Lobo, coordenadora pedagógica, explicou que a semana do criacionismo acontece todos os anos e que é uma parte importante do calendário do Colégio UNASP. “A trilha da criação veio com a necessidade de impressionar a mente e o coração de nossas crianças para a obra da criação de Deus”, explica Thaís.

A participação dos alunos na produção do evento foi essencial para a absorção dos conteúdos apresentados, mas também para fortalecer o relacionamento deles como turma. “Muitos alunos se engajaram e se uniram em grupos, às vezes mistos de pessoas que nem conversavam. Amigos se tornando amigos aqui na feira”, conta Andréia Assunção, professora de ciências.

Durante a programação, o envolvimento de todo o colégio foi bastante significativo. O aluno do sétimo ano, João Gomes, gostou muito de ajudar no estande da turma dele. “Eu também gostei muito porque a gente tá explicando sobre a sequência de Fibonacci, que mostra como Deus fez tudo perfeitamente, como Ele criou tudo com geometria direitinho”, disse João.

Veja mais