Acontece no UNASP

Semana de Psicologia no Unasp mescla passado presente e futuro da profissão

Na semana em que antecede o Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, o curso de Psicologia do Unasp campus São Paulo realizou mais uma edição da Semana de Psicologia. Desta vez, teve por título “Passado, Presente e Futuro da Psicologia – Fundamentos, Compromissos e Responsabilidades”. Segundo a coordenadora do curso, Vivian Araújo, o […]

Texto: Murilo Pereira

Na semana em que antecede o Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, o curso de Psicologia do Unasp campus São Paulo realizou mais uma edição da Semana de Psicologia. Desta vez, teve por título “Passado, Presente e Futuro da Psicologia – Fundamentos, Compromissos e Responsabilidades”.

Segundo a coordenadora do curso, Vivian Araújo, o assunto veio da ideia dos professores enquanto discutiam sobre a importância de os estudantes saberem que a Psicologia tem uma história e como ela se desenvolveu no Brasil. “O objetivo é trazer aos alunos esta possibilidade de reflexão sobre o que é a profissão, como que surgiu a profissão, o que temos de áreas de trabalho hoje e o que temos de perspectiva de futuro”, explicou a coordenadora.

Para resgatar a história da Psicologia no Brasil, os alunos participaram de um bate papo com uma das primeiras psicólogas do país. A doutora Mathilde Neder, é uma das pioneiras que contribuíram para o fortalecimento e organização da profissão no Brasil. O seu registro no Conselho Regional de Psicologia, CRP, está entre os 5 primeiros cadastrados. Na conversa que tiveram com Mathilde, os universitários tiveram a oportunidade de aprender com os desafios do passado e compreender o papel que a psicologia desempenha desde os primeiros esforços.

Entre diversos assuntos e histórias contadas durante a conversa com os universitários, Mathilde também os aconselhou. “É preciso se autoconhecer e conhecer o outro tendo consideração por ele. Mas não adianta eu valorizar o outro se eu não valorizar a mim. Então valorize a si mesmo e guarde boas relações com os outros”, concluiu.

A estudante, Mariângela de Paula, que está no 6º semestre do curso, decidiu aproveitar ao máximo os conteúdos ensinados durante a Semana de Psicologia. Todos os dias, ela assistiu às palestras da manhã e da noite, que são ministradas por profissionais diferentes em cada período. “Está sendo muito proveitoso, os profissionais são excelentes esclarecendo muitas dúvidas importantes para nós que vamos desenvolver a profissão no futuro. Nós vemos a experiência prática através desses profissionais e na sala de aula nós vemos as teorias. Então, a gente soma esses dois conhecimentos que vão norteando o que na verdade nós queremos fazer lá fora, nós temos um aprofundamento melhor para fazermos uma escolha assertiva”, descreveu a aluna.

Para a psicóloga, Cláudia Bruscagim, que palestrou na noite de quarta-feira, dia 24 de agosto, os futuros profissionais deverão trabalhar com bastante flexibilidade e serão bem sucedidos se ficarem atentos à áreas que se apresentam como tendências no mercado profissional, e exemplificou uma delas.  “Tem uma área em que os psicólogos se dariam muito bem que é trabalhar as questões da aposentadoria. Porque as pessoas hoje se aposentam por volta dos 70 anos. Com o aumento da expectativa de vida, você vai ter ainda 20 anos para fazer o que? Ninguém mais vai ficar de pijama lendo o jornal. Então, é uma área em que o psicólogo pode trabalhar para ajudar a pessoa a ver o que vai fazer com os restantes dos anos que tem. É uma área ligada a gerontologia. Nós temos um aumento cada vez maior de clínicas para idosos, então existe aí um campo bem grande”, observou.

Além de palestras com convidados especiais, o curso ofereceu mais de 10 oficinas em diferentes assuntos e práticas referentes a profissão. Em uma parceria com o curso de Psicologia do Unasp-SP, a editora Valor do Conhecimento, especializada em avaliação psicológica, trouxe novidades, promoções e desconto em literaturas para os estudantes do Unasp.

Veja mais