Acontece no UNASP

Semana de Oração online do UNASP campus São Paulo atinge mais de 6 mil pessoas

A Pastoral Universitária do UNASP tem como objetivo realizar uma Semana de Oração a cada semestre, que é considerada uma tradição no calendário universitário. Neste ano os desafios foram ainda maiores, haja vista que, devido à pandemia do coronavírus, todas as atividades precisaram ser adaptadas para o formato online. A programação aconteceu entre os dias […]

Texto: Aira Annoroso

O primeiro dia da Semana de Oração atingiu mais de 8 mil visualizações.

A Pastoral Universitária do UNASP tem como objetivo realizar uma Semana de Oração a cada semestre, que é considerada uma tradição no calendário universitário. Neste ano os desafios foram ainda maiores, haja vista que, devido à pandemia do coronavírus, todas as atividades precisaram ser adaptadas para o formato online. A programação aconteceu entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, com o tema “Histórias de Nós”, e foi transmitida no canal da Igreja UNASP São Paulo e na página no Facebook do campus.

A essência do evento foi o levantamento de questionamentos da existência humana pensando nas histórias de vida e como elas têm feito a diferença nas histórias de outras pessoas. “O foco da Semana de Oração foi trazer proximidade, pensar não apenas em um Deus próximo que age por nós, mas que age em nós através de nós nas grandes e pequenas coisas”, comenta o Pr. Robson Aleixo, diretor de Desenvolvimento Espiritual do campus São Paulo. Segundo ele, além de fazer com que a transmissão online acontecesse de forma eficaz, também foi desafiador organizar um programa que mantivesse a atenção dos alunos, porque muitos deles já estão desanimados de ficar em frente ao computador.

Pastor Robson Aleixo e cantor Pedro Valença.

Para Aleixo, organizar uma programação como essa já é provocante em qualquer contexto, em meio à pandemia se tornou mais ainda. “Na realidade que estamos vivendo, o primeiro desafio é não ter contato direto com as pessoas que estão assistindo”, admite. Além disso, ele menciona o alinhamento de toda a lógica de um projeto espiritual à um conflito de lógica do universo virtual, como a dinâmica dos algoritmos da internet, a maneira como o internauta responde e como encaixá-lo em um horário propício para que ele consiga assistir. Tudo isso sem deixar de produzir uma semana significativa, que não fosse distante da realidade das pessoas.

O tema principal, “Histórias de Nós” foi dividido nos subtemas “Histórias de Amor”, “Histórias Incompletas”, “Histórias Sem Fim” e “Uma Outra História” que se desdobraram ao longo dos dias com a participação de diversos convidados especiais. Alguns dos participantes que estiveram presentes não se destacam apenas na parte artístico-musical, mas sim por viverem experiências além disso. “O desenvolvimento da semana foi contar essas histórias e experiências, no diálogo de pessoas que tem histórias notáveis e de algumas que possuem histórias comuns, mas que se tornaram notáveis no sentido de ter impactados outras pessoas”, explica Aleixo.

O feedback dos alunos e dos servidores em relação à programação foi positiva. “A direção espiritual do campus recebeu diversas notificações, incluindo vários comentários nas redes sociais”, afirma o pastor contando também que o número de visualizações foi grande, com uma média de 6 mil espectadores por dia, atingindo pessoas que não são do UNASP também.

Veja mais