Sustentabilidade marca Semana de Arquitetura no campus Engenheiro Coelho

Profissão e Mercado

Escrito por

Ana Carolina

Publicado em

23 Maio 2018

Crédito imagens

Eva Cueva

Representante da empresa de paisagismo “Bela Paisagem” da cidade de Campinas

Foram desenvolvidos protótipos de cadeiras de rodas para ampliar a reflexão social dos universitários

A “Arquitetura em todas as camadas” foi o tema escolhido para a Semana de Arquitetura 2018 do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Além das tradicionais palestras, os universitários irão participar de oficinas, acompanhar filmes e desenvolver projetos sustentáveis. Uma programação extensa que envolve alunos de todos os semestres.

Com a sustentabilidade em alta, os futuros arquitetos foram motivados a trabalhar as questões socais da arquitetura. Uma das organizadoras da semana especial é a docente Bárbara Guazzelli, que explica a relevância do trabalhar o visual e o social na arquitetura. “Geralmente as pessoas pensam que arquitetura é só decoração, mas ela também tem o poder de mudar a realidade à nossa volta. Então, estamos trazendo para os nossos alunos esse ponto de vista”, comenta.

Entre os convidados estão o geógrafo, José Kolya, e o biólogo, Gustavo Lima. Em um bate-papo especial, os profissionais da aera do paisagismo apresentaram técnicas usadas para construir telhado verde, contribuindo assim para a sustentabilidade das edificações e benefícios para o meio ambiente.

Entre as oficinas, destaque para a de designer de adaptação para cadeiras de rodas. A acessibilidade foi compreendida na prática durante o desenvolvimento de um molde de cadeira de rodas. A proposta chamou a atenção dos alunos, como revela a universitária de arquitetura do Unasp, Michele Unglaub. “Eu gostei muito dos temas sugeridos desta semana, porque eles nos proporcionam uma reflexão maior sobre o pensar nas outras pessoas, pensar na comunidade e no ambiente em que a gente vive”, relata.

Último Dia
A programação da Semana de Arquitetura 2018 termina nesta quinta-feira com diversas atrações especiais, confira as atrações e participe.

7:30h – Documentário – É o que eu penso e é o que eu vejo

Sinopse: Histórias e depoimentos de moradores, lideranças comunitárias e técnicos comprometidos com as lutas por direito à cidade e à moradia em três localidades: São José dos Campos, Diadema e Santos. A diversidade de situações urbanas e de precariedades habitacionais engendra na atualidade diferentes campos para a atuação de arquitetos e urbanistas, engenheiros, técnicos sociais, advogados: produção de habitações em autogestão, melhorias habitacionais em assentamentos precários, resistência e defesa de direitos.

9:15h – Oficina – Confecção de óculos 3D

9:15h – Feira – Feira de trocas e Silk em camisetas

19:30h – Palestra – ONG Maranatha

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, está localizado na vicinal Walter Boger, S/Nº, Lagoa Bonita, em Engenheiro Coelho (SP).

Arquitetura no Unasp

Domínio artístico, criatividade, consciência socioambiental e técnicas aprimoradas, são elementos que tornam possível a projeção e organização dos espaços internos e externos. O curso de Arquitetura e Urbanismo do Unasp proporciona o desenvolvimento dessas técnicas, capacidade estética e visão da funcionalidade para elaborar grandes projetos arquitetônicos.

A estrutura do curso conta com ateliês para a prática de desenhos e projetos, laboratórios práticos e um Núcleo de Tecnologia de Engenharia e Arquitetura. Além disso, os alunos têm a oportunidade de participar e criar projetos reais com a Vértice Arquitetura e Urbanismo, escritório modelo. O curso também adota projetos de responsabilidade social para o crescimento e aperfeiçoamento dos alunos.

Conheça mais sobre o curso de Arquitetura do Unasp ligando para o telefone: (19) 3858-9000 ou faça já sua inscrição no processo seletivo de inverno através do site www.unasp.br.