Vida no Campus

Reitoria e Unasp Hortolândia têm mudanças na liderança espiritual

Depois de nove anos atuando como diretor espiritual do Unasp campus Hortolândia, o pastor Jael Eneas agora se dedicará exclusivamente à reitoria do Unasp, como pró-reitor espiritual, comunitário e estudantil. Nos últimos quatro anos, Eneas estava acumulando funções, atendendo a pastoral do Unasp campus Hortolândia e da reitoria. Porém, na última quinta-feira [18], foi votada […]

Texto: Glória Barreto

Pastor Jael Eneas passa a se dedicar exclusivamente à reitoria do Unasp, como pró-reitor espiritual, comunitário e estudantil.

Depois de nove anos atuando como diretor espiritual do Unasp campus Hortolândia, o pastor Jael Eneas agora se dedicará exclusivamente à reitoria do Unasp, como pró-reitor espiritual, comunitário e estudantil. Nos últimos quatro anos, Eneas estava acumulando funções, atendendo a pastoral do Unasp campus Hortolândia e da reitoria. Porém, na última quinta-feira [18], foi votada sua atuação exclusiva na liderança da pastoral tricampi.

O vice-reitor executivo do Unasp Hortolândia, Afonso Cardoso, destaca que o campus possui características muito positivas, que foram plantadas pela liderança do pastor Jael Eneas, nestes nove anos de trabalho. “Estamos gratos a dedicação do pastor Jael ao Unasp Hortolândia. Seu trabalho tem alto nível intelectual e espiritual. Um homem cuja a marca é ser agregador”.

Em sua nova função, Eneas elenca alguns assuntos que deverão estar em sua lista de metas: “queremos incentivar a unidade dos três campi Unasp, consolidando a pró-reitoria como uma pastoral que acolhe alunos e famílias. Outra ideia será incrementar a participação discente em projetos voluntários e apoiar a equipe pastoral no cumprimento da missão”.

Um pouco do histórico profissional

Jael Eneas começou sua carreira no Unasp campus São Paulo, em 1979, quando o campus ainda era carinhosamente chamado de IAE (Instituto Adventista de Ensino). Na época, trabalhava como secretário da Acarte (Academia Adventista de Arte) sob o comando do maestro Williams Costa Junior.

Do Unasp, foi para outra instituição de ensino, o Educandário Nordestino Adventista (ENA), com funções diversas como: professor de Teologia (Música), diretor do conservatório musical, regente da orquestra e do coral do ENA.

Após quatro anos mudou-se para Manaus, mais especificamente para o Instituto Adventista Agro-Industrial (IAAI), onde foi diretor de música e pastor.

De 1988 até 2010, trabalhou em diferentes lugares, mas sempre como Líder do Ministério Jovem, Educação, Comunicação e Música da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Essa atuação aconteceu nos estados na Região Norte (Rondônia ao Pará), Nordeste (Maranhão ao Ceará) e Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

Pastoral do Unasp Ht – antes e depois

Em 2010 o pastor Jael foi convidado para voltar ao Unasp. Desta vez, no campus Hortolândia, com a função de diretor espiritual e pastor. Nesta época, a realidade do setor pastoral do campus Hortolândia era diferente da atual, pois sobravam desafios e faltava pessoal.

“Quando comecei a trabalhar no Unasp Hortolândia, que na época chamávamos de IASP, não tínhamos uma equipe na pastoral. Éramos dois pastores para realizar todo o trabalho: o pastor Adalton Martins, que era professor de religião da Educação Básica, e eu.  Minhas funções eram: trabalhar com os alunos internos, ser professor e pastor na faculdade, ajudar na igreja e dar assistência as famílias dos alunos externos. Era um trabalho intenso, mas muito gratificante”, relata Eneas.

 Atualmente o setor da pastoral do campus Hortolândia conta com nove pastores, que atuam nos diferentes níveis, procurando apoiar e orientar os mais de seis mil alunos que o campus possui.

Wanderson Paiva é o novo diretor espiritual do campus Hortolândia.

Sob nova direção

Para o cargo de diretor espiritual do campus Hortolândia, foi escolhido o pastor Wanderson Paiva, que deixa a direção da Escola de Artes, onde atuou nos últimos 16 anos. Este ano, além de diretor da pastoral, Paiva também estará à frente da programação que celebra os 70 anos do campus Hortolândia, permanece como regente do Coral Jovem do IASP e continua gerenciando os grupos e eventos artísticos da instituição.

“Parabenizamos o pastor Wanderson pela nova função. Pessoalmente estou muito feliz por ser substituído por um colega pastor competente, criativo e sensível”, declarou Eneas nas redes sociais.

Veja mais