Não Classificado

Quarta saudável dá dicas de saúde a universitários

Todas as quartas-feiras os estudantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus de Engenheiro Coelho, têm um encontro diferenciado, a “quarta saudável”.

Texto: Redação

 

 

Todas as quartas-feiras os estudantes do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus de Engenheiro Coelho, têm um encontro diferenciado, a “quarta saudável”. As reuniões ocorrem no jardim interno da faculdade, em frente a cantina, no intervalo das aulas. 

O projeto elaborado em parceria com o Programa de apoio ao discente (Proad), Diretório Central Estudantil (DCE), Extensão Universitária e a Igreja do Unasp. Receitas, orientações de alimentação, exercícios físicos, dicas de beleza, postura e higiene pessoal, são alguns dos assuntos abordados.

A proposta surgiu ano passado, devido a uma grande preocupação com o alto índice de depressão, estresse e ansiedade na comunidade. Após a iniciativa da professora Mara Sales, um grupo de mulheres iniciou as atividades na areia de segunda a sexta. Logo após, foi aberta a toda a comunidade aos domingos. O projeto foi levado ao governo pelo professor Wanderley Gazeta, pensando na falta de disposição dos estudantes.

“É um conhecimento a mais, são detalhes simples que fazem a diferença”, comentou Letícia Alencar, estudante de direito. De acordo com a professora Mara, é uma estratégia para incentivar hábitos saudáveis, não só na questão alimentar, mas na atividade física, alongamentos e nas orientações sobre a saúde de modo geral. “Queremos que se torne uma motivação e o objetivo é que continue por todo o período de aula”, afirmou.

Conforme explica a fisioterapeuta Vandeni Kunz, os alongamentos são essenciais uma vez que o aluno permanece muito tempo sentado em posições incorretas, provocando contraturas musculares, que causam dores na região dos ombros e costas.

Veja mais