Impacto Social

Projetos de voluntariado transformam perspectiva de universitários do Unasp EC

Por meio de diferentes ministérios a Pastoral do Unasp envolve jovens universitários em diversas áreas de atuação A cada semestre a Pastoral Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, apresenta a temática do Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual (PMDE). A programação deste segundo período de 2019 aconteceu na sexta-feira (30) […]

Texto: Raiane Lívia

Por meio de diferentes ministérios a Pastoral do Unasp envolve jovens universitários em diversas áreas de atuação

A cada semestre a Pastoral Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, apresenta a temática do Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual (PMDE). A programação deste segundo período de 2019 aconteceu na sexta-feira (30) com a representação de todos os ministérios de ação, coordenados pelo departamento.

O PMDE tem o objetivo de apresentar temas importantes aos alunos, incentivando-os a terem um relacionamento mais próximo com Deus. O tema escolhido é Criacionismo; subdividido em quatro bimestres com diferentes assuntos.

Para melhor aproveitamento dos alunos, o departamento da Pastoral trabalha no desenvolvimento de cada assunto de maneira prática. Os universitários são envolvidos em trabalhos voluntários que os ajudem a entender a relevância do cuidado com ele mesmo e com o próximo. Ao todo são 25 ministérios a serviço dos alunos e da comunidade.  “Esses trabalhos transformam a visão dos jovens. Ele ganha uma visão de mundo ampliada. E a ideia que apresentamos hoje é a de olhar para todo ser humano como filho de Deus. Quando eles saem para colocar isso em prática, eles se conectam com as pessoas. Isso transforma o modo deles verem o mundo”, explica o Diretor Espiritual do Unasp, pastor Edson Romero.

Ao todo, a Pastoral coordena 25 ministérios a serviço dos alunos e da comunidade.

Vida em voluntariado

Essa nova maneira de enxergar a realidade por meio do voluntariado, mudou a vida da estudante de Jornalismo Fernanda Silva. Quando chegou ao Unasp em 2016 para cursar a Faculdade, não imaginava que viveria tantas emoções dentro de quatro anos. Sua jornada acadêmica foi marcada pela participação em grupos do Ministério Atos 29. Hoje, lidera esse projeto a qual se dedica integralmente. Em seu quarto ano de Faculdade, Fernanda enxerga um acréscimo em sua carreira profissional, além de crescer como pessoa. “A faculdade te prepara de uma maneira, mas é dentro do ministério de voluntariado que você abre sua mente. Lidar com pessoas, resoluções de problemas e trabalho em equipe nos fortalece. São projetos de extensão que o Unasp nos proporciona que nos torna profissionais ainda mais aptos para o mercado de trabalho”, conta a estudante.

O trabalho do Geração 9214 consiste em prestar auxílio e atenção aos idosos por meio de visitações semanais aos Asilos.

A estudante de Arquitetura Stephany Espíndola, lidera o projeto Geração 9214. Aos sábados à tarde ela encontra motivação ao visitar asilos e conversar com as pessoas que vivem lá. “Quando cheguei aqui no Unasp eu queria encontrar algum tipo de ação social para me envolver. Então conheci esse ministério e ele me cativou. Estar no asilo conversando com os idosos é algo importante para mim,” explica a universitária.

A Pastoral

A Pastoral Universitária está a serviço do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Engenheiro Coelho. Sua missão é incentivar espiritualmente os jovens estudantes do campus; oferecer atendimento psicológico com profissionais contratados; oferecer atendimento pastora; implementar o PMDE em todas as áreas do Unasp; organizar cultos: professores, funcionários, salas de aula; coordenar os trabalhos de capelania dos dormitórios e do Colégio Unasp; organizar semanas de oração em conjunto com a Pastoral da Igreja; organizar missões de curta duração no Brasil e outros países.

Veja mais