Projeto tricampi ajuda a comunidade na declaração do Imposto de Renda

Impacto Social

Escrito por

Glória Barreto

Publicado em

28 mar 2018

 

No mês de abril estudantes dos cursos de Ciências Contábeis dos três campis Unasp auxiliam, gratuitamente, as pessoas da comunidade a realizarem a declaração do Imposto de Renda, que precisa ser entregue a Receita Federal até dia 30 de abril.

Esse serviço voluntário que vem sendo realizado há alguns anos, é reconhecido pela comunidade e meios de comunicação. Ano passado foi divulgado no portal G1 Campinas e este ano ganhou espaço na revista Exame .

Segundo coordenador de Ciências Contábeis do campus Hortolândia, Edilei de Lames, o projeto ajuda a comunidade e o universitário. “A faculdade torna-se útil a comunidade que tem suas dúvidas sanadas e a declaração do imposto realizada pelos alunos e professores do campus. Da mesma forma, desenvolve no estudante a habilidade de atender o público, o domínio de um elemento importante da profissão, que é o imposto de renda, e ainda incentiva a sensibilidade social, uma vez que ele presta esse serviço de forma voluntária e gratuita”.

Para receber este atendimento os interessados não podem ter renda anual superior a 60 mil reais e devem agendar seu horário de atendimento no local mais próximo de sua residência. No dia marcado, os contribuintes devem levar os documentos necessários para realizar a declaração. Seguem as datas de atendimentos, e formas de agendamento de cada campus:

Divulgação do projeto do Imposto de Renda do Unasp Hortolândia divulgado no portal G1 Campinas, em 2017.

Campus Hortolândia:

No Unasp Hortolandia o projeto acontece há nove anos, envolvendo estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração, e tem três etapas. A primeira que é um curso que capacita as pessoas a fazerem sua própria declaração, aconteceu no último domingo dia 25 de março com a presença de 57 pessoas, entre alunos e comunidade. Mas o atendimento ainda continua em outras duas etapas:

Nos dias 15 e 16 de abril os alunos e professores vão estar à disposição no Shopping Hortolândia, para tirar dúvidas e agendar atendimento gratuito. Este plantão no shopping vai acontecer das 12 às 20 horas.

No domingo dia 22 de abril, os estudantes voluntários vão estar fazendo a declaração de Imposto de Renda das pessoas que necessitam, de acordo com agendamento clicando aqui. O atendimento gratuito vai acontecer no Unasp Hortolândia, que fica na rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 – Parque Ortolândia, na cidade de Hortolândia – SP.

Campus São Paulo

O atendimento realizado pelos alunos do curso de Ciências Contábeis, no Unasp São Paulo vai acontecer em três ocasiões: 12/04, 19/04 (das 16h30 às 18h30), e 22/04 (das 9h às 16h).

Para participar é necessário agendar horário através do telefone (11) 2128.6215, até o dia 18 de abril, de segunda à quinta-feira, das 8h às 23h. O atendimento acontece no campus, Estrada de Itapecerica, 5859, bairro Capão Redondo.

Campus Engenheiro Coelho

Moradores dos municípios do entorno do campus Engenheiro Coelho também serão beneficiados com orientações e o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2018. A ação acontece no dia 15 de abril no prédio do Ensino Superior.

Alunos e professores das graduações de Ciências Contábeis e Administração irão atender contribuintes com renda anual de até R$ 50 mil. O atendimento será feito por agendamento antecipado na empresa júnior Metta através do telefone (19) 3858-9585.

A iniciativa atende a população das cidades da região há 10 anos. A novidade desta edição é a possibilidade de o contribuinte colaborar com 5kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para entidades assistenciais de Engenheiro Coelho.

O campus universitário está localizado na Vicinal Walter Boger, S/Nº, em Engenheiro Coelho.

Tire suas dúvidas online

E quem está distante e não pode usufruir deste serviço, ainda pode consultar especialistas do Unasp sobre dúvidas em relação a declaração do imposto de renda. Basta clicar aqui  e enviar suas perguntas.

O que muda na declaração de 2018?

Este ano a Receita Federal tem novas exigências que o contribuinte deve atender na hora de declara seu imposto. Dentre as mudanças, destaca-se: