Impacto Social

Projeto tricampi ajuda a comunidade na declaração do Imposto de Renda

  No mês de abril estudantes dos cursos de Ciências Contábeis dos três campis Unasp auxiliam, gratuitamente, as pessoas da comunidade a realizarem a declaração do Imposto de Renda, que precisa ser entregue a Receita Federal até dia 30 de abril. Esse serviço voluntário que vem sendo realizado há alguns anos, é reconhecido pela comunidade […]

Texto: Glória Barreto

 

No mês de abril estudantes dos cursos de Ciências Contábeis dos três campis Unasp auxiliam, gratuitamente, as pessoas da comunidade a realizarem a declaração do Imposto de Renda, que precisa ser entregue a Receita Federal até dia 30 de abril.

Esse serviço voluntário que vem sendo realizado há alguns anos, é reconhecido pela comunidade e meios de comunicação. Ano passado foi divulgado no portal G1 Campinas e este ano ganhou espaço na revista Exame .

Segundo coordenador de Ciências Contábeis do campus Hortolândia, Edilei de Lames, o projeto ajuda a comunidade e o universitário. “A faculdade torna-se útil a comunidade que tem suas dúvidas sanadas e a declaração do imposto realizada pelos alunos e professores do campus. Da mesma forma, desenvolve no estudante a habilidade de atender o público, o domínio de um elemento importante da profissão, que é o imposto de renda, e ainda incentiva a sensibilidade social, uma vez que ele presta esse serviço de forma voluntária e gratuita”.

Para receber este atendimento os interessados não podem ter renda anual superior a 60 mil reais e devem agendar seu horário de atendimento no local mais próximo de sua residência. No dia marcado, os contribuintes devem levar os documentos necessários para realizar a declaração. Seguem as datas de atendimentos, e formas de agendamento de cada campus:

Divulgação do projeto do Imposto de Renda do Unasp Hortolândia divulgado no portal G1 Campinas, em 2017.

Campus Hortolândia:

No Unasp Hortolandia o projeto acontece há nove anos, envolvendo estudantes do curso de Ciências Contábeis e Administração, e tem três etapas. A primeira que é um curso que capacita as pessoas a fazerem sua própria declaração, aconteceu no último domingo dia 25 de março com a presença de 57 pessoas, entre alunos e comunidade. Mas o atendimento ainda continua em outras duas etapas:

Nos dias 15 e 16 de abril os alunos e professores vão estar à disposição no Shopping Hortolândia, para tirar dúvidas e agendar atendimento gratuito. Este plantão no shopping vai acontecer das 12 às 20 horas.

No domingo dia 22 de abril, os estudantes voluntários vão estar fazendo a declaração de Imposto de Renda das pessoas que necessitam, de acordo com agendamento clicando aqui. O atendimento gratuito vai acontecer no Unasp Hortolândia, que fica na rua Pastor Hugo Gegembauer, 265 – Parque Ortolândia, na cidade de Hortolândia – SP.

Campus São Paulo

O atendimento realizado pelos alunos do curso de Ciências Contábeis, no Unasp São Paulo vai acontecer em três ocasiões: 12/04, 19/04 (das 16h30 às 18h30), e 22/04 (das 9h às 16h).

Para participar é necessário agendar horário através do telefone (11) 2128.6215, até o dia 18 de abril, de segunda à quinta-feira, das 8h às 23h. O atendimento acontece no campus, Estrada de Itapecerica, 5859, bairro Capão Redondo.

Campus Engenheiro Coelho

Moradores dos municípios do entorno do campus Engenheiro Coelho também serão beneficiados com orientações e o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2018. A ação acontece no dia 15 de abril no prédio do Ensino Superior.

Alunos e professores das graduações de Ciências Contábeis e Administração irão atender contribuintes com renda anual de até R$ 50 mil. O atendimento será feito por agendamento antecipado na empresa júnior Metta através do telefone (19) 3858-9585.

A iniciativa atende a população das cidades da região há 10 anos. A novidade desta edição é a possibilidade de o contribuinte colaborar com 5kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para entidades assistenciais de Engenheiro Coelho.

O campus universitário está localizado na Vicinal Walter Boger, S/Nº, em Engenheiro Coelho.

Tire suas dúvidas online

E quem está distante e não pode usufruir deste serviço, ainda pode consultar especialistas do Unasp sobre dúvidas em relação a declaração do imposto de renda. Basta clicar aqui  e enviar suas perguntas.

O que muda na declaração de 2018?

Este ano a Receita Federal tem novas exigências que o contribuinte deve atender na hora de declara seu imposto. Dentre as mudanças, destaca-se:

Veja mais