Profissão e Mercado

Universitários do Unasp apresentam resultados do projeto Residência Pedagógica

Projeto oferecido pelo Governo Federal permite imersão dos alunos na prática pedagógica Em 2018, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, iniciou o projeto Residência Pedagógica com os alunos de licenciatura. A iniciativa do governo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) possibilita que os universitários a […]

Texto: Eliandra Zanquetta

Projeto oferecido pelo Governo Federal permite imersão dos alunos na prática pedagógica

Em 2018, o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, iniciou o projeto Residência Pedagógica com os alunos de licenciatura. A iniciativa do governo e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) possibilita que os universitários a ministrem aulas em escolas públicas da educação básica com auxílio de profissionais. Os cursos de Música, Pedagogia e História do Unasp aderiram ao programa para atender escolas de Engenheiro Coelho e região.

Universitários das licenciaturas de História, Música e Pedagogia apresentaram seus trabalhos realizados durante o primeiro período do primeiro projeto.

No domingo (09) universitários e professores realizaram o segundo “Encontro de socialização das práticas de residência pedagógica”. Os residentes puderam apresentar os trabalhos desenvolvidos e discutir novas ideias. Para a orientadora de estágio em Música, Aylen de Lima, “isso tem sido muito benéfico pois o crescimento dos alunos é visível. Eles conseguem praticar tudo que aprendem em sala e se envolvem em um intenso trabalho de pesquisa.”.

Durante as apresentações, os alunos ressaltaram como a residência tem quebrado o abismo que havia entre a prática e a teoria. Para a professora da escola municipal Elisa Franco de Oliveira em Engenheiro Coelho “a troca entre profissionais e estudantes está enriquecendo o programa e a educação básica”, observa Maria Brittesi.

Os projetos da residência pedagógica foram realizados em escolas públicas da região.

Várias instituições do Brasil adotaram o programa com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado de trabalho. “Esse trabalho só firmou minha vontade de ser professora, pois vi como é na prática. As novas experiências têm me ajudado muito porque eu consigo notar o progresso das crianças e o meu”, afirma a estudante de pedagogia Laura Reale.

No mês de agosto o projeto Residência Pedagógica desenvolvido por alunos do Unasp completa um ano de aprendizado e transformação da visão profissional dos universitários envolvidos. As inscrições para o programa abrem semestralmente por meio da coordenação de cada curso.

Veja mais