Impacto Social

Projeto do Unasp atende 350 crianças e adolescentes de todo o Brasil

A primeira semana das férias escolares no Unasp campus São Paulo trouxe oportunidade única para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade. Entre os dias 2 e 8 do mês de julho aconteceu a 6ª edição do Munasp, o Festival Internacional de Música que acontece no Unasp. Cerca de 350 alunos vieram […]

Texto: Tainá Macedo

A primeira semana das férias escolares no Unasp campus São Paulo trouxe oportunidade única para crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade. Entre os dias 2 e 8 do mês de julho aconteceu a 6ª edição do Munasp, o Festival Internacional de Música que acontece no Unasp. Cerca de 350 alunos vieram de várias partes do Brasil para estudar música com alguns dos melhores professores de carreira internacional.

O festival proporciona conhecimento musical de forma intensiva. De manhã acontecem os ensaios das orquestras que se apresentarão no encerramento do festival, às tardes são dedicadas às “masters classes” para cada instrumento musical e as noites os participantes têm a oportunidade de prestigiar concertos especiais apresentados pelos professores. Por ser gratuito, o festival atende a estudantes de música que não teriam facilmente o mesmo acesso por outros meios. Nesta edição, o Munasp atendeu a estudantes de todos os instrumentos de uma orquestra e incluiu harpa e piano.

Isadora Ferreira Aguiar tem apenas onze anos e viajou de Natal, capital do Rio Grande do Norte, para São Paulo com o objetivo de aperfeiçoar a prática em seu instrumento preferido, o piano. “Me sinto muito orgulhosa em ter feito parte deste Munasp, pois teve várias crianças de diversos locais participando. Sem contar ainda a grande quantidade de professores especialistas que estão ajudando no meu crescimento acadêmico”, disse.

O festival não atrai apenas crianças e adolescentes, mas a cada edição recebe estudantes universitários ou que estão em algum nível de pós-graduação como mestrandos em diferentes instrumentos e seguimentos musicais. Isto se dá porque estudantes ou profissionais maiores de 18 anos podem participar do Munasp se inscrevendo como monitores das aulas de instrumentos. Em grande parte atraídos pela oportunidade de trocar experiências com profissionais cuja atuação ultrapassa as fronteiras do Brasil.

“É uma experiência muito gratificante porque as vezes eu dou aula em escolas para alunos regulares o que é um pouco diferente por trabalhar com o aluno por um período muito grande. Aqui é um pouco desafiador ao pegar um aluno que não está acostumado com o jeito como ensino e tentar mudar a vida dele em uma semana. Passamos muita informação para eles ficarem pensando e conseguirem evoluir por um período muito maior”, descreveu Ricardo Barbosa, professor de oboé.

Neste ano o Munasp homenageou a memória da professora Cleide Borba Oliveira, que foi uma grande idealizadora e fundadora do festival sendo diretora administrativa do festival em suas cinco edições anteriores. Cleide, faleceu poucas semanas antes da 6ª edição do Munasp por consequência das complicações do câncer que enfrentava nos últimos meses.

O sonho da professora e musicista Cleide Borba era ver o festival crescendo em representatividade e abrangência para que cada vez mais crianças e adolescentes fossem influenciadas positivamente através da música. Desde que teve início em 2012, por ocasião da primeira edição, o Munasp tem aperfeiçoado a competência musical de instrumentistas tanto para atuação profissional quanto para melhor contribuir com o ministério musical na Igreja Adventista, enquanto cumpre significativo papel social.

O esforço e dedicação da professora Cleide foi fundamental para a consolidação da iniciativa do festival no calendário do Unasp-SP. “O Munasp era o projeto em que ela mais gostava de realizar porque sempre envolvia a missão dela de trabalhar para a igreja e envolver as crianças. Para ela, esse era o objetivo principal do Munasp”, ressaltou a diretora administrativa do 6º Munasp, Emily Bertazzo.

Veja mais