Cultura e Ciência

Professora do Unasp  defende tese de Doutorado sobre Habilidades de Professores Universitários

No início do mês de abril,  Joene Santos, professora do curso de psicologia do Unasp Hortolândia, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal de São Carlos pesquisando sobre Habilidades Sociais e Educativas de Professores Universitários. Sobre a pesquisa Joene validou em sua pesquisa, um instrumento para que os alunos avaliassem as habilidades sociais e […]

Texto: Sabrina Girotto

No início do mês de abril,  Joene Santos, professora do curso de psicologia do Unasp Hortolândia, defendeu sua tese de doutorado na Universidade Federal de São Carlos pesquisando sobre Habilidades Sociais e Educativas de Professores Universitários.

Sobre a pesquisa

Joene validou em sua pesquisa, um instrumento para que os alunos avaliassem as habilidades sociais e educativas de seus professores do ensino superior. Os resultados mostraram que o instrumento pode ser útil e possui evidências de validadeque podem apontar o quanto as habilidades sociais e educativas dos professores estão correlacionadas com a satisfação que o aluno tem com o desempenho docente. Foi verificado que quanto mais habilidades sociais e educativas o professor apresenta, maior o nível de satisfação do aluno com a relação professor-aluno o que reflete também nas condições de aprendizagem ofertadas.

A professora conta que “a pesquisa é inovadora pois ajuda a pensar na atuação docente em uma perspectiva mais ampla compreendendo que a forma com que ele interage com seus alunos não depende apenas de suas habilidades sociais mas também de variáveis pessoais, relacionadas aos alunos, à instituição de ensino superior e à tarefa envolvida na sua atuação em sala de aula, que é criar um ambiente centrado na aprendizagem de seus alunos”.

Utilidade do instrumento

Segunda a educadora a pesquisa também pode é válida para:

Trajetória profissional

Joene cursou Psicologia na Universidade Federal do Pará. Nesta mesma universidade, iniciou sua pós-graduação e seu mestrado em Teoria e Pesquisa sobre Comportamento. Trabalhou como psicóloga escolar no Instituto Adventista Grão-Pará, deu aulas em diversas Universidades pelo Brasil e prestou voluntariado no Instituto Adventista do Uruguai no período de um ano, também como psicóloga. No ano de 2015, iniciou seu doutorado na Universidade Federal de São Carlos, o qual foi defendido no dia 01 de abril de 2019. Atualmente, Joene Santos atua como docente universitária no Centro Universitário Adventista São Paulo (UNASP),  campus Hortolândia.

Unasp 5 estrelas

O Centro Universitário Adventista São Paulo (UNASP) sempre está em busca de crescer e oferecer o melhor do universo acadêmico para seus alunos! Os professores do Unasp, em sua maioria, são mestres e doutores, sendo este ponto uma das contribuições para o credenciamento do Unasp com nota máxima no MEC.

Veja mais