Cultura e Ciência

Professor do Unasp SP apresenta pesquisa em Congresso na Suécia

O professor do curso de Enfermagem do Unasp São Paulo, mestre e doutorando Oswalcir Almeida de Azevedo, se apresentou na última sexta-feira (29) no Congresso ACENDIO (Association for Common European Nursing Diagnoses, Interventions and Outcomes). A cidade de Falun, na Suécia, sediou o evento neste ano de 2019 nas dependências da Universidade de Dalarna. A […]

Texto: Aira Annoroso

O professor do curso de Enfermagem do Unasp São Paulo, mestre e doutorando Oswalcir Almeida de Azevedo, se apresentou na última sexta-feira (29) no Congresso ACENDIO (Association for Common European Nursing Diagnoses, Interventions and Outcomes). A cidade de Falun, na Suécia, sediou o evento neste ano de 2019 nas dependências da Universidade de Dalarna. A apresentação foi feita em modalidade oral na língua inglesa.

Congresso ACENDIO

A ACENDIO é uma associação onde congregam enfermeiros de diversos países da Europa, e foi criada com o intuito de impulsionar a discussão de assuntos relacionados ao desenvolvimento da Enfermagem neste continente, tendo como foco principal o uso de linguagens padronizadas na prática da profissão. O estudo que está sendo desenvolvido no doutorado – que será defendido até o mês de julho de 2019 – do professor me. Oswalcir Azevedo está dentro desse contexto.

“Estou desenvolvendo um conjunto de indicadores que servirão para avaliar os registros de Enfermagem em prontuários clínicos, tendo como pano de fundo o método de trabalho utilizado pelos enfermeiros no planejamento e operacionalização do cuidado, conhecido pela categoria como Processo de Enfermagem. O termo se refere aos processos de trabalho envolvidos nas atividades cuidativas do enfermeiro, visando um cuidado de alto nível, para o melhor resultado possível na assistência ao paciente, família e comunidade”, explica o professor.

Veja mais