Professor do Unasp-EC leva projeto comunitário ao programa do Jô

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

17 set 2014

O “Projeto retreta” nasceu em 2010, a partir da iniciativa do maestro Ricardo Michelino em formalizar um programa de desenvolvimento musical para os alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é inserir socialmente crianças, jovens e adultos, por meio da música, visando a sua interação sócio-comunitária.

Para Michelino, a música tem um papel importante no contexto social. “A música tem um papel social muito grande de resgate social. É isso que fazemos no projeto Retreta”, explica.

Dos cerca de 60 alunos iniciais, o projeto atende hoje mais de 800 alunos da rede pública municipal de ensino e da comunidade nogueirense. O projeto também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Artur Nogueira.

Os alunos tem entre 7 e 70 anos de idade e recebem gratuitamente aulas de teoria musical, percepção, canto coral, percussão sinfônica, entre outras.  A equipe de Michelino conta com cerca de 20 professores.

O projeto Retreta e seus diversos grupos musicais realizam visitas, apresentações didáticas e concertos comemorativos na cidade e região.  O projeto também oferece atividades extracurriculares que incluem viagens didáticas, workshops, encontros musicais e visitas a salas de concertos.

O grupo, que é formado por cerca de 70 músicos esteve recentemente no programa do Jô, a convite do músico global Derico Sciotti. Segundo Michelino, Sciotti ficou encantado com o desempenho do grupo, quando estes se encontraram na comemoração dos 90 anos da corporação musical de Arthur Nogueira. “Cerca de uma semana depois fomos convidados para nos apresentarmos no programa do Jô”, conta.

O programa deverá ir ao ar hoje na Rede Globo.