Proap realiza IX Fórum de professores do ensino superior com foco na saúde

Não Classificado

Escrito por

Redação

Publicado em

21 set 2015

Na última quarta-feira,16, o Programa de Apoio Pedagógico (Proap) do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou o IX Fórum de professores do ensino superior.

Durante o evento, foram realizados testes rápidos com profissionais da saúde. O corpo docente pode fazer avaliações de capacidade respiratória, índice de massa corporal, circunferência abdominal, porcentagem de gordura e ingestão de água, glicemia e pressão arterial.

Além de testes, foi realizada uma palestra com orientações médicas dadas pelo Dr. Elson P. Nunes. O médico abordou temas como estresse e explicou como pode ser prevenido. A Prof.ª Drª Gildene  do Ouro L. Silva, coordenadora do Proap, explica que o tema deste ano surgiu devido a importância do impacto que a profissão causa na saúde do professor, em decorrência das pressões existentes na área.

A Prof.ª Drª Gildene ressalta, também, que a saúde dos docentes é de extrema importância para o seu desempenho profissional.“Sabemos que o estresse do professor em nível elevado pode estimular o estresse dos alunos”, afirma.

 

Veja as fotos do evento no Flickr do Unasp-EC – https://www.flickr.com/photos/unasp_ec/

 

O que é o Proap

O Proap é um Programa de Apoio Pedagógico dedicado ao professor para compartilhar experiências e multiplicar conhecimentos.

O programa visa a qualificação pedagógica de docentes do ensino superior, acrescentando e aprofundando os conhecimentos teóricos e práticos em didática. Além disso, auxilia na revisão e atualização de Projetos Pedagógicos de Cursos e Planos de Ensino. O Proap também é responsável pela investigação dos métodos pedagógicos que favorecem a motivação para a aprendizagem dos estudantes e pela promoção da criatividade e inovação da docência.

 Através de vários projetos, o Proap promove a formação didática e pessoal do docente. Um deles é o Integração de Novos Profissionais, que busca auxiliar o professor com relação a apropriação dos programas, filosofia institucional e atribuições da docência.

Outro projeto é o Produção de Material Didático, cujo intuito é aprofundar e enriquecer as atribuições do cotidiano da docência. Além disso, existe o Núcleo Interativo, que estuda as experiências da docência visando a produção científica.

O projeto Formação em Serviço promove encontros em duas modalidades: oficinas temáticas e fóruns semestrais destinados a formação didática e pessoal do professor.

O Proap está localizado no prédio do ensino superior e atua constantemente em busca da melhoria na qualidade do ensino oferecido pela instituição.