Profissão e Mercado

PROAD oferece serviços gratuitos para universitários

Conheça os serviços gratuitos oferecidos pelo Programa de Apoio Acadêmico ao Discente (PROAD) durante a pandemia e aulas online.

Texto: Glória Barreto

Homem mexendo no Ipad
Conheça os serviços on-line oferecidos gratuitamente pelo PROAD do UNASP Hortolândia

Nivelamento acadêmico, acolhimento individual e rodas de conversa são alguns dos serviços que continuam sendo oferecidos pelo Programa de Apoio Acadêmico ao Discente (PROAD) mesmo durante a pandemia e aulas online. Em um bate-papo com a coordenadora do PROAD do UNASP Hortolândia, Taiane Rustick, ela contou como o setor está funcionando na quarentena e de que forma o universitário pode participar destes projetos.

Função do PROAD

O PROAD foi criado para assessorar os estudantes em sua adaptação ao ambiente universitário, melhorar seu desempenho acadêmico, bem como obter orientação na definição e construção de sua carreira profissional. Com a pandemia o setor também passou por um processo de adaptação, mas sua essência que é ajudar os alunos universitários permanece.

“Os alunos geralmente me procuravam na sala do PROAD ou eu os chamava para atendimento e orientações, mas os atendimentos eram presenciais. Com a pandemia nós reinventamos as formas de alcançar os alunos”, explicou a coordenadora do Proad, Taiane Rustick. Sobre esse novo formato, ela acrescenta: “criamos uma sala do PROAD no Zoom e os atendimentos estão sendo de forma virtual, de forma individual ou em grupos”.

Alguns projetos sofreram pequenos ajustes e outros surgiram devido a novas demandas que surgiram durante a quarentena e as aulas remotas:

Rodas de Conversa

Se tratam de encontros quinzenais que acontecem na sala virtual do Proad, com temas definidos em cada encontro. A coordenadora explica que trabalha com temas como metas, gerenciamento do tempo, procrastinação, enfrentamento do stress e outros. Onde o aluno pode compartilhar sobre suas dificuldades, dúvidas, receber orientações e perceber o que melhor se encaixa no seu funcionamento. Nesse semestre eles pretendem incluir temas relacionados a método científico e escrita científica, para auxiliar os alunos.

“Esse projeto tem como objetivo principal auxiliar os alunos provendo estratégias de autorregulação da aprendizagem relevantes para o desempenho e integração acadêmica”, destaca a coordenadora.

Acolhimento Individual

Como a coordenadora Taiane também é psicóloga, incluiu nos atendimentos acolhimento emocional aos alunos, principalmente nesse momento de pandemia e isolamento social.

“As questões emocionais também afetam diretamente o desempenho e rendimento acadêmico do aluno”, nestes casos Taiane orienta que “o aluno pode buscar direto esse atendimento ou pode vir encaminhado por algum professor ou coordenador”.

Projetos acadêmicos:

Além desses projetos, neste semestre já aconteceu a Aula Inaugural que visa auxiliar a adaptação dos alunos ingressantes na graduação. E também está sendo realizado o programa de Monitoria Acadêmica, onde propicia aos alunos monitores a oportunidade de desenvolver suas habilidades para carreira docente, nas funções de ensino, investigação acadêmica e extensão, assegurando cooperação didática ao corpo docente e discente, nas funções universitárias.

Ainda no mês de setembro retorna o programa de Nivelamento, que é uma forma de auxiliar o aluno em sua dificuldade de aprendizagem e/ou defasagem no conteúdo, proporcionando ao aluno poder acompanhar de forma eficiente o curso de graduação escolhido.

Taiane explica que os projetos de Monitoria Acadêmica e Nivelamento são realizados todos os semestres, porém o projeto de Acolhimento Individual e Grupos de Conversa surgiram no primeiro semestre de 2020, como consequência do isolamento da quarentena.

Quando esses projetos começam?

Como os alunos podem ter acesso a estes projetos?

O Proad tem um card no Canvas (Ambiente Virtual de Aprendizagem) onde seus projetos estão sendo divulgados. Mas os alunos também podem entrar em contato com o setor:

Veja mais