Cultura e Ciência

Bienal Internacional de Arquitetura recebe pesquisas do Unasp Engenheiro Coelho

As pesquisas foram desenvolvidas por universitárias da faculdade de Arquitetura e aprovadas pela BIAAA que acontece a cada dois anos em países diferentes Universitárias do curso de Arquitetura do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, foram aprovadas para apresentar projeto de pesquisa na Bienal Internacional de Arquitetura Acadêmica Adventista (BIAAA). O […]

Texto: Gisele Calisto

As pesquisas foram desenvolvidas por universitárias da faculdade de Arquitetura e aprovadas pela BIAAA que acontece a cada dois anos em países diferentes

Universitárias do curso de Arquitetura do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, foram aprovadas para apresentar projeto de pesquisa na Bienal Internacional de Arquitetura Acadêmica Adventista (BIAAA). O evento acontece entre os dias 7 a 10 de outubro na Universidade Adventista Peruana Uníon (UPeU), no Peru.

As formandas Pâmella Victória e Áurea André, desenvolveram um artigo de iniciação cientificas a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As ideias que aos foram desenvolvidas buscam contribuir na discussão do papel da arquitetura e como ela tem se desenvolvido na sociedade.

A Bienal é um evento de arquitetura que reúne designers, professores e universitários para apresentar e debater publicações e interagir com workshops.  O evento acontece a cada dois anos em países diferentes e neste ano, será apresentado no Peru.

Universitária Pamela Victória desenvolvendo suas atividades

Novas pesquisadoras
Natural de Itaboraí (RJ) a carioca Pâmella Victória decidiu fazer seu TCC com base nos romances de Joaquim Manoel de Macedo. Em seus livros, o escritor aborda o cenário do Rio de Janeiro em formato literário. Diante disso, surgiu o interesse em estudar como que a literatura que trabalha características de cidade e paisagens, pode contribuir para a arquitetura a partir da compreensão de pontos urbanos existentes.

Pâmella então, passou a desenvolver um novo estudo com o tema: As compreensões de urbano e a paisagem cultural de Itaboraí – RJ, na obra literária “O Rio do Quarto” (1869). A pesquisa que já foi aprovada, carrega as expectativas da menina. “Seria um prazer dialogar com pesquisadores oficiais, uma vez que estamos só no começo ”, declara.

Áurea André se forma em 2019 no curso de Arquitetura

Já a pesquisa de Áurea André seguiu caminhos diferentes. Ela aborda as características da arquitetura rural em centros urbanos especificamente em bairros informais na cidade de Luanda em Angola. Seus estudos, teve a finalidade de identificar as diferenças que existe entre as pessoas que vem de centros urbanos e carregam consigo hábitos e características da zona rural.

A ideia também surgiu no processo do TCC: “Confesso estar um pouco ansiosa, no bom sentido. Estarei falando não só do meu país, mas também representando o Unasp. É uma responsabilidade”, afirma. A universitária já teve a oportunidade de desenvolver uma pesquisa sobre as características de traços da arquitetura africana aqui no Brasil. O artigo já foi publicado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em novembro de 2018 e apresentado em Salvador (BA).

Sobre o BIAAA
O evento é realizado em parceria com universidades Adventistas da Ásia e América Latina, entre eles a Universidade de Montemorelos (México), Universidade Peruana Unión (Peru), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Brasil), Universidade Andrews (Estados Unidos) e Universidade de Sahmyook (Coréia do Sul). Neste ano, a jornada acontece entre os dias 07 e 10 de outubro de 2019.

O evento está sendo organizado pela Escola de Arquitetura da UPeU com o tema “Território por Histórias” e os melhores trabalhos, serão publicados no catálogo impresso da BIAAA.

Veja mais