Parceria com IBM ajudará desenvolvimento profissional de alunos mo Unasp

Acontece no Unasp

Escrito por

Suzaeny Lima

Publicado em

15 jul 2016

Uma parceria entre o Unasp-EC e a empresa americana de informática IBM (International Business Machines) permitirá estudantes do curso de Tradutor e Intérprete estarem à frente no conhecimento de mercado na área de tradução.

A parceria foi oficializada por meio da visita do diretor da World Translation Operations (WWTO), Saroj Vohra. Ele é responsável pelos Centros de Traduções da IBM no mundo todo, num total de 25, traduzindo para mais de 60 idiomas. Deles partem todas as diretrizes na área de tradução na IBM, quer sejam de tecnologia, processos, terminologia, inovação, contratos, etc. Vohra é quem tem a tomada de decisão sobre qualquer iniciativa dos centros de traduções, interna e externa, entre as quais estão as ações com universidades.

 

A professora Ana Schäffer, responsável por essa parceria no Unasp-EC, conta que o projeto começou em 2009 – Projeto Academic Iniciative da IBM. De acordo com ela, várias ações já foram feitas, como por exemplo, visitas técnicas para o acompanhamento no processo de tradução; treinamento com ferramentas de tradução de alta tecnologia; participação no laboratório de estudo e treinamento; intercâmbio, que permitiu a contratação de vários alunos pela IBM na expansão da área de Customer Services Operation; trocas de experiências do dia a dia, via palestras da equipe de tradução da empresa, entre outras atividades.

Para Saroj Vohra a parceria é, igualmente, benéfica para ambos os lados. “Temos muitos projetos, mas não temos pessoas e o Unasp-EC tem as pessoas”, diz o diretor. O coordenador do curso de Tradutor e Intérprete, Milton Torres, aponta que um desses benefícios para a instituição é a chance de o estudante ir se familiarizando com o mercado de trabalho.

A partir de agora, o curso estudará os projetos da IBM para selecionar os que melhor se adaptam à realidade do campus. Para o diretor geral, Paulo Martini, as novas ferramentas oferecidas pela IBM ajudam no avanço do estudo do aluno em sala de aula. “Nós estamos seguros de que esse relacionamento tem feito a diferença para os nossos estudantes”, afirma Martini.

Ana Schäffer antecipa algumas ações que podem vir a acontecer. Entre elas, o fato de o Unasp-EC estar à frente na questão de inovação, como no caso da Machine Translation, atuando como uma extensão da IBM; ajudar na quebra de paradigmas que inibem a questão da produtividade, contribuindo para a melhoria do processo de tradução convencional e a oportunidade de poder contribuir com a IBM como fonte de conhecimento acadêmico, qualidade e preparação de novos profissionais.

Na ocasião, o centro universitário concedeu à empresa IBM um Certificado de Reconhecimento pela parceria já firmada em anos anteriores. “Foi um prazer estar aqui, agradecemos vocês, a IBM agradece”, enaltece Saroj Vohra.