Não Classificado

Pais de alunos participam da comemoração de 100 anos do UNASP-SP

Na manhã do primeiro dia de fevereiro, um domingo, aconteceu a primeira reunião de pais e mestres do Colégio UNASP, no ano de 2015. Logo no início, professores, pais e alguns filhos que os acompanhavam, foram recebidos por personagens ilustres que fazem parte da história do UNASP-SP. Eram os casais John e Augusta Lipke e […]

Texto: Redação

Na manhã do primeiro dia de fevereiro, um domingo, aconteceu a primeira reunião de pais e mestres do Colégio UNASP, no ano de 2015. Logo no início, professores, pais e alguns filhos que os acompanhavam, foram recebidos por personagens ilustres que fazem parte da história do UNASP-SP. Eram os casais John e Augusta Lipke e John e Augusta Bohem. Que além de serem xarás nos nomes, têm em comum o pioneirismo que proporcionou, em 1915, a implantação do Seminário Adventista Brasileiro, hoje, Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP.

A professora Keila Bertazzo, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, e o professor Douglas de Sousa, coordenador do curso técnico de Tecnologia em Informática para o ensino médio, representaram o casal Lipke. Já o casal Bohem foi interpretado pela professora Neila Caetano, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, e pelo professor Wesley Lopes que dá aulas para o ensino médio, no curso técnico de Tecnologia em Informática.

Na abertura do encontro, o diretor geral do UNASP-SP, Helio Carnassale, contou um pouco da história desses dois casais, lembrando o significado desses homens e mulheres para a Instituição e o legado que deixaram para a educação.

Em seguida, o diretor do Colégio UNASP, Jefferson Andrade, palestrou para todos os pais e as mães que estavam presentes. O público lotou o templo do campus. “O UNASP vem, há 100 anos, através de suas aulas, dizer que o propósito dessa educação é, conforme a escritora Ellen White define, restaurar a imagem de Deus em suas criaturas, em seus filhos”, disse o diretor.

Há quase 4 anos no Brasil, a mexicana, Yourling Alvir Abraham, e o esposo acompanham sempre de perto o desenvolvimento escolar dos três filhos que estudam no Colégio UNASP, desde que chegaram ao país. “Gosto sempre de estar em contato com a escola e de apoiar, no que eu posso as professoras, para o desenvolvimento dos meninos. Tem sido uma experiência muito boa e satisfatória. A educação dos filhos, nós, meu esposo e eu, acreditamos que é compartilhada. A educação começa em casa e continua na escola”, considerou a mãe. 

O professor Jefferson lembrou que a educação básica  é uma marca a  desses 100 anos do UNASP e que o Colégio UNASP está envolvido nessa celebração. “Estamos começando o ano com 2.430 alunos matriculados. Um número que contribui muito para a toda a dinâmica, planejamento e o cumprimento da missão que nós temos que é, como diz o slogan dos 100 anos, trabalhar muito além do ensino, muito além do conhecimento, da ciência que nós apresentamos através dos livros e dos professores. Intencionalmente, nós estamos aproveitando os eventos que já eram rotineiros da escola e dando uma roupagem diferente. Estamos animados e entusiasmados para que seja realmente um ano de 2015 e um ano de Centenário inesquecível para todos”, enfatizou.

“Eu me sinto parte dessa celebração porque já estou aqui. A história é importante, porque ensina aos filhos que nós temos fundamentos que vem de muitos anos. Não é uma educação improvisada, tem anos de experiência”, afirmou Yourling. Ela conta que a Educação Adventista sempre foi muito importante para a sua família, desde os seus pais. Hoje, deseja que a mesma educação que recebeu seja a que continue a proporcionar a formação dos seus filhos.

Antes dos pais serem divididos em reuniões separadas, por série e nível de ensino, onde ouviriam a orientação dos professores, ainda no templo, receberam de presente o livro “Viva com Esperança” que traz orientações sobre saúde para toda a família. Atualmente, estudos mostram os benefícios que a saúde física e mental exerce sobre o aprendizado.

Nessa ocasião, o pastor Daniel Lüdtke convidou os pais a se juntarem aos grupos de oração de pais que semanalmente, se reúnem logo após deixarem os filhos na escola para orarem uns pelos outros e também por suas crianças. O grupo que  se chama Conexão 30, reserva 30 minutos, às quintas-feiras, para um momento de pedidos, agradecimentos e oração. Os pais podem escolher participar de manhã, entre às 7:15 e às 7:45 ou à tarde, entre às 17:15 e 17:45, conforme melhor se encaixar na sua agenda semanal.

A tradicional reunião de pais e mestres que acontece um dia antes do início das aulas, fez parte dos 100 eventos em comemoração ao Centenário do UNASP-SP. Para acompanhar toda as atividades e festividades desse ano, acesse: 100anos.unasp.edu.br.

 

Veja mais