Acontece no UNASP

Orquestra Sinfônica do UNASP realiza concertos sobre 90 anos de John Williams

As apresentações ocorreram no campus Engenheiro Coelho e no aniversário da PUC-Campinas.

Texto: Cristina Levano | Edição: Theillyson Lima

A Orquestra Sinfônica do UNASP, campus Engenheiro Coelho, realizou duas apresentações especiais do concerto em comemoração aos 90 anos de John Williams, compositor e maestro americano, conhecido pelas composições de grandes trilhas sonoras, como Indiana Jones, A Lista de Schindler e Tubarão. Os eventos foram realizados em parceria com a Escola de Artes. As apresentações ocorreram no Auditório Central do UNASP no domingo (5) e também no Auditório do Campus 1 da PUC-Campinas, em comemoração ao aniversário de 81 anos da instituição, na terça-feira (7).

Apresentação no aniversário da PUC-Campinas.

A orquestra do UNASP tem 27 anos de funcionamento, mas devido à pandemia, não apresentava concertos por dois anos. O repertório da orquestra envolve músicas clássicas, trilhas sonoras, hinos congregacionais e outras produções artísticas que utilizam a virtuosidade dos músicos.

Stephanny Mainart, violinista e uma das organizadoras do evento, conta que eles pensaram em realizar este concerto em 2020 mas tiveram que adiá-lo pela situação sanitária. “A gente ficou engajado com a temática do espaço, por isso, nos preparamos o semestre inteiro. Além disso, é um repertório um pouco avançado para orquestra, mas todo mundo se empenhou bastante e aí eu achei bom” explica a violinista.

O diretor da orquestra, doutor e professor de música, Jetro Meira, comenta que o repertório deste concerto era bastante desafiador, explorando a qualidade dos instrumentistas. “É um momento muito especial. Pensamos em fazer um programa divertido, com música desafiadora, tudo que a orquestra está tocando implicou muito trabalho, mas estou feliz com tudo que a gente fez”, relata o maestro.

Participantes e instrumentistas

A aluna de Psicologia e violinista Samantha Bernardinho gostou muito da temática e ficou feliz com o resultado de tantos meses de prática.”Tem bastante detalhezinho que a gente tem que pegar e repetir, repetir, repetir. Mas eu acho que foi bem bom”, comemora. 

O oboísta, Derosdete Serafim, participou na orquestra nos seus inícios em 1995, voltando alguns anos depois. Para ele a música é muito importante. “Eu faço música desde garoto, gosto muito de música erudita, principalmente música de orquestra. Então a gente vibra com este tipo de apresentações”, declara.

Para a professora de música e trompista no concerto, Suellen Magalhães, os cursos instrumentais precisam criar vínculos com a comunidade que o cerca, pois as pessoas precisam ter noção de pertencimento com o grupo musical.

Instrumentistas ensaiaram o repertório durante o semestre.

A apresentação

A orquestra começou tocando a conhecida intro do “21 century fox Fanfare” de Alfred Newman. Além do repertório principal, também se ouviram temas como “Lost Space”, do mesmo compositor, com o arranjo do doutor Jetro Meira e  “Fly me to the moon” de Bart Howard, com arranjo do professor Samuel Krähenbül.

Em seguida a orquestra continuou com músicas compostas por John Williams, e arranjadas pelo doutor Jetro Meira: “Battlestar Galactica (1978 Main Theme)”, “Duel of fates”, “Yoda’s theme”, “Cantina Music”, “On the Nature of Daylight”, composta por Max Richter, e “The mandalorian” from Ludwig Görasson.

Já no final, encerrando com chave de ouro, foram apresentadas as músicas do “Star Wars Epic-Part II”, como “Princess Leia’s Theme”, “The Imperial March/The Forest Battle” e “Star Wars(main title)”.

Público aproveitou as músicas conhecidas do repertório.

Veja mais