Não Classificado

O leite nosso de todo dia

No Unasp-EC são feitas duas ordenhas em 110 vacas, totalizando cerca de 2 200 litros por dia, um número surpreendente

Texto: Redação

Para muitos, é comum tomar o desjejum e encontrar o leite quente pronto para beber no Restaurante Unasp. Mas, antes disso acontecer, todo um processo acontece na Leiteria do Unasp-EC. “Os rapazes que fazem a primeira ordenha chegam às 4h”, conta Rogério Corrêa, aluno de Administração que trabalha na Leiteria.

Por dia, são feitas duas ordenhas em 110 vacas, totalizando cerca de 2 200 litros por dia. “Esse leite não pode passar de dois dias estocado, precisamos beneficiá-lo de alguma forma”, explica Samuel Vieira, funcionário da leiteria. Assim, são produzidos cerca de 75 kg de queijo e 300ml de iogurte por dia. Além disso, o Unasp-EC distribui leite para o Unasp campus São Paulo , campus Hortolândia e para vários distribuidores que fornecem leite para vários supermercados do estado e da região Sudeste.

Falando nisso

O leite é fonte de vitamina A, B12, D, hidratos de carbono, fósforo, selênio, magnésio, proteína, zinco e riboflavina e cálcio.  Desses, o fósforo e o cálcio são indispensáveis para a formação dos ossos e dentes de pessoas de todas as idades. O cálcio pode evitar doenças como câncer, perdas ósseas, condições artríticas, enxaquecas e síndrome pré-menstrual.

A vitamina A atua na proteção para a pele e olhos, matem os cabelos saudáveis e ajuda a formar os tecidos do corpo.  Vitaminas do complexo B é importante na participação da produção de energia, oxigenação das células e proteção do sistema nervoso.

Para quem não gosta de ingerir o leite, seus derivados mantêm as mesmas características e propriedades. Uma alimentação saudável deve incluir leite e derivados.

Veja mais