Profissão e Mercado

Mostra de trabalhos em Engenharia Agronômica ensina como unir agronomia e Sustentabilidade

Energia renovável e gênese do solo foram tema de trabalhos apresentados pelos alunos durante a semana de Agronomia Ajudar na produção e desenvolvimento agrícola com recursos renováveis e sustentáveis são temas atuais em meio aos estudos relacionados a agronomia. Esse foi um dos temas apresentados na exposição de trabalhos dos alunos da faculdade de Engenharia […]

Texto: Raiane Lívia

Energia renovável e gênese do solo foram tema de trabalhos apresentados pelos alunos durante a semana de Agronomia

Ajudar na produção e desenvolvimento agrícola com recursos renováveis e sustentáveis são temas atuais em meio aos estudos relacionados a agronomia. Esse foi um dos temas apresentados na exposição de trabalhos dos alunos da faculdade de Engenharia Agronômica do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

A exposição fez parte da III Semana especial de Agronomia que teve por tema “Produzindo e Difundindo Conhecimento”. Durante a manhã da última quarta-feira (31) os estudantes expuseram seus projetos nos corredores do Colégio Unasp para visitação daqueles que tivessem interesse em somar novas descobertas ao seu conhecimento.

Os trabalhos apresentaram ideias ecológicas relacionadas a energia/eletrificação e Morfologia e gênese de solos. Cada visitante que passou pela exibição conheceu um pouco mais sobre diferentes tipos de solos e ainda como tratar cada um de uma maneira consciente e sem maiores danos respeitando a terra.

Ideias Renováveis

Um dos projetos expostos apresentou um sistema de irrigação utilizando material reciclável como garrafa pet e uma mangueira de jardim. A ideia criada pelo grupo foi de auxiliar pequenos produtores a se apropriarem de um sistema fácil, barato e sustentável para a manutenção de sua produção rural.

A aluna do 2º ano de Agronomia, Mayara Araújo, é a idealizadora desse método e juntamente com seu grupo de trabalho já visualiza uma maneira de ajudar os pequenos agricultores no futuro através de ideias como essa.  “Eu sempre sonhei em fazer uma faculdade ligada ao meio ambiente e encontrei isso no curso de agronomia. Esses pequenos projetos que desenvolvemos são empolgantes. Mesmo sendo coisas pequenas, mas a gente já imagina o futuro do pequeno produtor sendo beneficiado com essas ideias”, ressalta.

Pedro Henrique estuda o 2º ano de Engenharia Agronômica e a cada experiência de eventos como esse ele se sente motivado a inovar ao colocar seus conhecimentos absolvidos na sala de aula. “Essa semana estimulou a gente a cada vez mais gostar do curso. Aprendemos muito com as palestras e ainda temos a parte prática através dos projetos. Com eles ajudamos as pessoas que não têm conhecimento dessas novas propostas e nem condições financeiras para sistemas sofisticados em casa, a fazerem coisas mais fáceis e baratas”, declara.

Veja mais