Não Classificado

Momento de decisão

No segundo semestre de todos os anos, muitos alunos do terceiro ano do ensino médio estão passando pelo momento mais importante de suas vidas: escolher um curso superior.

Texto: Redação

No segundo semestre de todos os anos, muitos alunos do terceiro ano do ensino médio estão passando pelo momento mais importante de suas vidas: escolher um curso superior. É por isso que o Colégio Unasp oferece apoio aos estudantes que estão se formado para esta difícil decisão. Anualmente, o Unasp, campus São Paulo e Engenheiro Coelho, realizam uma Feira de Profissões com a finalidade de instruir os alunos nos cursos oferecidos pelas instituições. Além disso, testes vocacionais e orientações individuais também são destinados aos adolescentes.

O estudante do terceiro ano, Melquesedeque Vieira, pretende fazer Engenharia Civil e conta que desde criança teve interesse na área por gostar muito de cálculos e pelo incentivo familiar. “Conversei com alguns professores que me orientaram a continuar com a decisão, porque Engenharia é uma área em expansão no mercado de trabalho”, revela. Melquesedeque ainda pontua a importância de uma orientação profissional em uma situação como essa.

“Direito para mim é o curso em que vou me realizar profissionalmente, pois quando o escolhi, nunca mudei de opinião”, assegura a estudante do terceiro ano, Noemi Maia. Ela conta que se identifica com a profissão e pretende se especializar futuramente. “Estou muito empolgada em saber que o curso abrange muitas áreas. Quero entrar logo para a faculdade!”, explana.

Para Melquesedeque e Noemi, dúvidas nesse momento sempre existem e buscar ajuda de um profissional é sempre uma boa alternativa. Noemi conta que fez testes vocacionais para saber qual curso combinava mais com o seu perfil, o que reforçou mais sua vontade de fazer Direito. “Eu poderia escolher entre Direito, Jornalismo e Psicologia”, completa. Sem a orientação dos professores, Melquesedeque também encararia o momento de escolher o curso com dificuldade.

Maristela Vieira trabalha na organização de Feiras de Profissões para os Tri Campi Unasp e orienta alunos do segundo e terceiro ano em testes vocacionais. Ela conta que essa iniciativa “é importante porque os alunos nessa idade estão confusos com relação à escolha da graduação. Muitos não sabem o que querem e não conhecem todos os cursos, então, a Feira de Profissões pode ajudar”, complementa.

Noemi opina: “Acredito que é muito importante eu ser cuidadosa ao escolher meu curso, pois será a minha fonte de renda no futuro. Começar uma graduação sem ter certeza é muito prejudicial”. Após a escolha do curso, o aluno precisa estudar bastante e prestar vestibular para a universidade onde pretende estudar. “Você precisa estar convicto de que escolheu o curso certo. Depois estabelecer seus objetivos, saber aonde quer chegar e depois ralar muito”, acrescenta Melquesedeque. 

Veja mais