Profissão e Mercado

Minicurso explica o processo de monitoramento de barragens de terra

As aulas foram ministradas durante a semana de Engenharia Civil do Unasp A coordenação do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, ofereceu um minicurso sobre Monitoramento de Barragens de terra nos dias 27 e 28. A aula foi ministrada pelo doutor em Engenharia Ambiental, Mario Roberto […]

Texto: Thaís Fowler

As aulas foram ministradas durante a semana de Engenharia Civil do Unasp

A coordenação do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, ofereceu um minicurso sobre Monitoramento de Barragens de terra nos dias 27 e 28. A aula foi ministrada pelo doutor em Engenharia Ambiental, Mario Roberto Barraza.

O curso teve início na segunda-feira (27), estudando apenas a parte teórica de assuntos como compactação dos Solos, Fluxo de Água em Solos e Tipos de Solos, que são a base da disciplina Mecânica dos Solos, estudada pelos alunos durante a graduação. “Todo mundo acha que Engenharia Civil é apenas concreto e contrução de residencias, mas não é só isso. As barragens são a nossa responsábilidade também”, afirmou o professor.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver a aplicação de uma das Barragens, dentro da sala de aula. O Unasp tem planos de implantar o curso de Pós-Graduação em Solos até o segundo semestre deste ano e isso será um incentivo para os alunos se aprofundarem nesta temática. “Estamos fazendo com que esses alunos estejam motivados a cursa a especialização, pensando nisso decidimos criar este mini-curso”, ressaltou Barraza.

Para a aluna Ana Laura Zozimo, o tema sobre barragem é um dos mais falados atualmente na área, por esse motivo se interessou pela palestra. “Temos exemplos recentes em Brumadinho e Barão de Cocais, que está em monitoramento, por isso precisamos estar antenados como alunos de Engenharia Civil e futuros profissionais”, declarou.

Veja mais