Jornalista da Fox Sports realiza palestra no Unasp EC

Acontece no Unasp

Escrito por

Jocemara Mai

Publicado em

24 set 2019

Crédito imagens

Jocemara Mai

Gustavo Berton palestrou na abertura na Semana de Comunicação e Jornalismo do Unasp

As mulheres despontam na busca por ocupar lugar no universo do Jornalismo Esportivo. Além de repórteres e apresentadoras, o público feminino vem assumindo o papel de comentaristas, e ainda em pequena escala, de narradoras. A atuação e importância das mulheres nesse mercado foi um dos assuntos discutidos pelo jornalista esportivo Gustavo Berton. O profissional palestrou na abertura da Semana de Jornalismo e Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

Berton destacou o interesse das mulheres em novas áreas, independente do preconceito existente. “É um erro a mulher narrar somente um futebol feminino. Eu quero ver a mulher narrando e comentando um futebol masculino também. Uma inclusão em todos os espaços”, afirma.

Além dessa inserção feminina, o jornalista destacou a migração dos veículos de comunicação para a internet, oferecendo estratégias e enfatizando a necessidade da adaptação do jornalismo. Ele apresentou os percalços e conquistas de sua carreira e  ressaltou a atual situação do mercado de trabalho. A presença social e política no esporte foram outras questões elencadas na discussão, além do tema envolvendo o entretenimento na abordagem dos assuntos esportivos. Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com o palestrante.

Palestrante

Atualmente, Gustavo Berton é repórter esportivo da Fox Sports. O jornalista já atuou na Band e teve a oportunidade de cobrir a Copa do Mundo de 2014. Além do jornalismo, Gustavo e criador do treinamento online “Entrando no Jogo’ e apresenta, junto com a esposa Carol Aguaidas, um canal no YouTube sobre crossfit.

Semana de Jornalismo e Comunicação Social

O evento acontece todos os anos no Unasp e tem por objetivo ampliar o conhecimento dos acadêmicos de Jornalismo, RTV e Publicidade e propaganda. Profissionais dos diferentes ramos da comunicação compartilham suas experiências com os participantes. “A semana conecta os alunos nas novidades do mercado de trabalho, com tendências e transformações que a comunicação tem vivido nos últimos meses”, esclarece Lizbeth Kanyat, organizadora do evento e professora do Unasp.

A Semana de Jornalismo e Comunicação Social continua até o dia 26 de setembro, sempre às 19h30, no Auditório Central.

Palestras