Acontece no UNASP

Jornalista da Fox Sports realiza palestra no Unasp EC

Gustavo Berton palestrou na abertura na Semana de Comunicação e Jornalismo do Unasp As mulheres despontam na busca por ocupar lugar no universo do Jornalismo Esportivo. Além de repórteres e apresentadoras, o público feminino vem assumindo o papel de comentaristas, e ainda em pequena escala, de narradoras. A atuação e importância das mulheres nesse mercado foi […]

Texto: Jocemara Mai

Gustavo Berton palestrou na abertura na Semana de Comunicação e Jornalismo do Unasp

As mulheres despontam na busca por ocupar lugar no universo do Jornalismo Esportivo. Além de repórteres e apresentadoras, o público feminino vem assumindo o papel de comentaristas, e ainda em pequena escala, de narradoras. A atuação e importância das mulheres nesse mercado foi um dos assuntos discutidos pelo jornalista esportivo Gustavo Berton. O profissional palestrou na abertura da Semana de Jornalismo e Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho.

Berton destacou o interesse das mulheres em novas áreas, independente do preconceito existente. “É um erro a mulher narrar somente um futebol feminino. Eu quero ver a mulher narrando e comentando um futebol masculino também. Uma inclusão em todos os espaços”, afirma.

Além dessa inserção feminina, o jornalista destacou a migração dos veículos de comunicação para a internet, oferecendo estratégias e enfatizando a necessidade da adaptação do jornalismo. Ele apresentou os percalços e conquistas de sua carreira e  ressaltou a atual situação do mercado de trabalho. A presença social e política no esporte foram outras questões elencadas na discussão, além do tema envolvendo o entretenimento na abordagem dos assuntos esportivos. Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com o palestrante.

Palestrante

Atualmente, Gustavo Berton é repórter esportivo da Fox Sports. O jornalista já atuou na Band e teve a oportunidade de cobrir a Copa do Mundo de 2014. Além do jornalismo, Gustavo e criador do treinamento online “Entrando no Jogo’ e apresenta, junto com a esposa Carol Aguaidas, um canal no YouTube sobre crossfit.

Semana de Jornalismo e Comunicação Social

O evento acontece todos os anos no Unasp e tem por objetivo ampliar o conhecimento dos acadêmicos de Jornalismo, RTV e Publicidade e propaganda. Profissionais dos diferentes ramos da comunicação compartilham suas experiências com os participantes. “A semana conecta os alunos nas novidades do mercado de trabalho, com tendências e transformações que a comunicação tem vivido nos últimos meses”, esclarece Lizbeth Kanyat, organizadora do evento e professora do Unasp.

A Semana de Jornalismo e Comunicação Social continua até o dia 26 de setembro, sempre às 19h30, no Auditório Central.

Palestras 

 

Veja mais