Impacto Social

Feira Vida e Saúde atende moradores de Engenheiro Coelho

A Feira Vida e Saúde é realizada por profissionais de saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo há 8 anos O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou no domingo (30) a 8ª edição da Feira Vida e Saúde. Foram oferecidos atendimentos médicos gratuitos e serviços de massagem anti-estresse, exame […]

Texto: Redação Unasp EC

A Feira Vida e Saúde é realizada por profissionais de saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo há 8 anos

O Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, realizou no domingo (30) a 8ª edição da Feira Vida e Saúde. Foram oferecidos atendimentos médicos gratuitos e serviços de massagem anti-estresse, exame de bioimpedância, exame de glicemia, capacidade respiratória, cálculo do índice de massa corpórea (IMC), identificação da idade biológica, aferição de pressão e teste de resistência física.

Entre as primeiras pessoas atendidas estava a dona Maria Ribas Constantino de 62 anos. Animada, passou pelo circuito de atendimentos e exames oferecidos na Feira Vida e Saúde. “Saber que nesta idade a saúde está bem é a melhor notícia que eu poderia ter”, destacou. A feira, além de oferecer promoção de exames e testes, especialistas que orientam sobre a prevenção de doenças baseadas em oito fatores indispensáveis para a vida, como luz solar, equilíbrio, ar puro, nutrição, exercício físico, água, descanso e confiança.

Outra participante foi a universitária Daiane Cardoso (22 anos). É a segunda vez que ela aproveita o evento para avaliar a qualidade da saúde. Ela conta que ao entrar na universidade seu cuidado com a saúde diminuiu. “Ao entrar no Ensino Superior diminuí a prática de exercícios e cuidados com a saúde. Então percebi que estava muito estressada com os trabalhos e rotina de estudos. Foi através da motivação de minhas amigas que voltei a minha rotina de exercícios físicos durante seis vezes por semana. Agora já vejo a diferença”, relata.

A biomédica e coordenadora da ação, Lanny Cristina Burlandy Soares, a Feira Vida e Saúde foi um sucesso. “Atendemos cerca de 450 pessoas e as atividades aconteceram dentro das expectativas”, afirma. Há cinco anos colaborando na coordenação da feira, o estudante, Daniel Gaspar afirma que a feira é transformadora. “Ver as pessoas saírem felizes e agradecidas é o que me deixa feliz. Ao ver isso eu durmo tranquilo após uma feira de saúde”, diz expressando felicidade.

Atendimentos

Foi montado um circuito de atividades, testes e exames para que o participante ter um diagnóstico amplo sobre sua saúde. No primeiro estande eram feitas medidas da estrutura corporal de cada participante e a medição do IMC (Índice de Massa Corpórea). Na sequência, orientações sobre alimentação e o tradicional teste de glicemia.

Seguindo o carrossel de atendimento, cada participante recebeu orientações sobre Luz solar, Ar puro, Água, Exercícios físicos, Descanso, Temperança e Confiança em Deus.

Saúde biológica

Um dos testes mais aguardados era para descobrir a idade biológica do participante. Para José Borreli de 78 anos de idade a surpresa foi comemorada. Pelo registro a idade é 78, no entanto, a idade biológica é de 59 anos. Para que sonha em manter um corpo saudável, Borrelli da as suas dicas. “Eu faço academia todo dia, e todos os itens também apresentados aqui na feira nos ajudam bastante para manter uma vida saudável”, revela.

A esposa do Borreli, a professora Maurinda Borreli, é sua companheira e afirma que o segredo é nunca parar de fazer exercícios. “Há 20 anos eu comecei a cuidar da saúde, fazendo caminhada e exercícios. O importante é não parar nunca”, afirma.

 

 

Veja mais