Não Classificado

Feira de profissões amplia opções de formação para alunos do ensino médio

Escolher qual profissão seguir é uma decisão na qual todo adolescente se depara quando está prestes a concluir o período escolar. Nesta mesma fase, enquanto se preparam para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio do Colégio Unasp, tiveram a oportunidade de […]

Texto: Redação

Escolher qual profissão seguir é uma decisão na qual todo adolescente se depara quando está prestes a concluir o período escolar. Nesta mesma fase, enquanto se preparam para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio do Colégio Unasp, tiveram a oportunidade de conhecer várias profissões antes de fazer sua escolha. Na quinta-feira, dia 8 de outubro, o UNASP campus São Paulo realizou a Feira de Profissões Start. Universitários de diversos cursos dos três campi do UNASP apresentaram as principais atividades profissionais que cada graduação tem a oferecer.

Desde se acomodar no divã da Psicologia até conferir como é elaborado um projeto de Engenharia Civil, os jovens alunos que em breve trocarão as cadeiras da escola pelas salas de aula da universidade, experimentaram um pouco do que as diferentes áreas do conhecimento desenvolvem na prática.

Desde saúde até tecnologia, de humanas a exatas, passando pelas licenciaturas, em cada estande da feira uma oportunidade de explorar a profissão em que mais se identificam. Foi assim que o aluno Bruno Nunes, acompanhado pela namorada Talita do Nascimento, conseguiu conhecer mais sobre o curso de Direito, uma das áreas que possui maior interesse. “A feira ajuda o jovem que já gosta de uma área a ter mais gosto por ela. Eu acho muito legal a escola fazer isso porque ajuda muito o aluno que ainda tem dúvidas”, concluiu.

Para Talita, a feira só reforçou a escolha que havia feito. “Eu já sabia o curso que queria e consegui falar com uma profissional que me ajudou a quebrar muitos tabus que eu tinha sobre a área. A Nutrição parece que é estar muito na cozinha, mas não é só isso. É muito aberto o campo”, considerou.

Uma semana antes, a mesma feira esteve aberta também para os alunos de algumas escolas da Educação Adventista localizadas na Zona Sul de São Paulo. Entre elas, as escolas adventistas de Taboão da Serra, Campo Limpo, Itapecerica da Serra, Embu das Artes e do colégio Ellen White que fica no Capão Redondo.

A aluna Lorena dos Santos fez parte desse primeiro grupo. Decidida a cursar Enfermagem, a estudante do colégio adventista Ellen White pôde ver de perto o que um profissional da área pode fazer. Segundo ela, isso fortaleceu a sua decisão. “Eu vi como é feito um parto e a como injetar medicamento na veia. Achei bem interessante. Minha família é toda da área da saúde. Então, eu decidi ir para a área da saúde também”, afirmou.

Ali mesmo na feira, Lorena, Talita e os demais colegas puderam fazer gratuitamente a inscrição para o vestibular do UNASP que acontecerá no próximo domingo, dia 18 de outubro.

por Murilo Pereira

 

Veja mais