Acontece no UNASP

Faculdade de Teologia promove encontro entre alunos do primeiro ano

O evento foi repleto de seminários, testemunhos, momentos para perguntas e contou com a presença dos alunos ingressantes, professores e vários convidados.

Texto: Laura Rezzuto | Edição: Theillyson Lima

A Faculdade de Teologia (FAT) realizou um evento para os alunos do primeiro semestre de Teologia, que ocorreu na manhã deste último domingo (20), e prosseguiu até o fim da tarde, no auditório do UNASP. O encontro também reuniu professores do curso e pastores convidados, que ministraram diversos assuntos com a intenção de preparar os ingressantes para o decorrer do curso. 

Alunos do primeiro ano foram motivados a se engajar no trabalho missionário.
Alunos do primeiro ano foram motivados a se engajar no trabalho missionário.

Objetivo

De acordo com o diretor da FAT, pastor Evandro Fávero, o objetivo principal deste encontro foi desafiar os alunos. “Nós queremos desafiar eles a dar estudos bíblicos e a cumprir a missão como um estilo de vida, e não só como requisito. Eles serão líderes de igrejas, então essa visão de que a teologia tem que estar a serviço da missão deve existir”, afirmou o diretor.

A manhã de domingo começou com uma breve introdução do evento pelo pastor Evandro, mensagens musicais com alunos e continuou com três seminários, que tiveram a participação dos pastores Bruno Raso, vice-presidente da sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para toda a América do Sul (DSA), Adolfo Suarez, reitor do SALT DSA e o doutor Marcelo Resende. Já no período da tarde, houve mais um seminário, ministrado pelo pastor Herbert Boger, testemunhos e vários momentos para tirar dúvidas.

Experiência

Para o aluno do primeiro semestre de Teologia, Phellipe de Souza, o encontro proporciona um compartilhamento de experiências e o aumento da motivação dos alunos. “Nós nos sentimos mais motivados quando nós vemos que para eles, deu certo seguir a mesma área que nós escolhemos. Eu me senti muito mais animado e motivado ouvindo os testemunhos dos pastores sobre os ministérios deles”, relatou.

Já para o pastor Alberto Tasso, que compartilhou histórias dos estudantes, o evento pôde favorecer as dimensões dentro do ministério. “Quando eu vim para o seminário, eu tinha uma ideia do ministério como reflexo do meu pastor distrital. Um evento como esse ajuda você a ter as noções exatas de pessoas que viveram a realidade do que é ser pastor”, enfatiza. 

A definição do ministério

Cada palavra explicada na programação destacou a importância do coração do ministério, “A definição do ministério é serviço, porque o ministério não pode ser glamur, não podem ser as luzes do palco. O ministério pelos bastidores é o serviço. O ministério pastoral é Jesus”, ressaltou Tasso. 

Para Phellipe, o evento lhe proporcionou muito conhecimento. “Com todos os seminários e testemunhos, eu aprendi muito, mas, principalmente, que a Teologia é um estilo de vida que precisa ser seguido e que nós não podemos salvar almas como profissão, mas, sim, como missão”, afirmou.

Responsabilidade, disciplina, eficiência e um sonho

Para muitos alunos, o sonho de cursar Teologia e trabalhar com o ministério é real. Esse é o caso do aluno do quinto semestre, Eduardo Reymond, que em 2018 sentiu o chamado.

“Responsabilidade, disciplina, um bom planejamento e eficiência são sinônimos indispensáveis para quem pensa em fazer parte do trabalho de Deus. Eu quero que Deus me transforme no homem que ele quer que eu seja, esse é o meu maior objetivo. O meu maior sonho é ser reconhecido como homem de Deus”, afirma. 

Expectativa para 2022

Durante o ano, a Faculdade Adventista de Teologia proporciona diversos eventos para que os alunos estejam informados sobre como é a vida pastoral e que na prática possam aprender como se portar e lidar com o ministério. 

Segundo o pastor Evandro, este ano a FAT já está cheia de planos para os alunos de Teologia. “Nós planejamos continuar fortalecendo o ensino teológico e o ensino prático, para que as duas áreas andem juntas. Esse ano nós ainda teremos o congresso de Teologia, a semana da colportagem, o estágio de evangelização, a semana da FAT, a Semana Santa e vários outros eventos, para que na prática eles possam aprender”, finalizou.

Pastor Herbert Boger foi um dos palestrantes do evento.

Veja mais